Curso sobre Cuidado Integral para Saúde Mental inicia as aulas para 194 servidores municipais

O curso “Saúde e bem viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, promovido pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), iniciou as aulas no último dia 26. São 194 servidores de 58 municípios, de nível superior e médio. O curso tem carga horária total de 120 horas e duração de quatro meses.
O objetivo é capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com estratégias de cuidado para a promoção de saúde mental, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), promovendo a reflexão sobre a importância do cuidado de si para o cuidado do outro e o diagnóstico das demandas de saúde mental existentes no território em que atuam.
A aula inaugural contou com a participação da gerente de Ensino do ICEPi, Carolina Perez; das coordenadores do curso Fabíola Bersot e Raiany Boldrini; da representante do ObservaPICS, Flávia Reis; da chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), da Secretaria da Saúde (Sesa), Janaina Daumas Felix; e da referência em PICS e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Pessoa com Deficiência do ICEPi, Marina Delaprane. A palestrante foi a gerente de Política e Organização de Redes de Atenção em Saúde da Sesa, Rose Mary Santana Silva, que abordou o tema “Bem Viver na Atenção Primária à Saúde (APS): caminhos para o Cuidado Integral em Saúde Mental”.
O cuidado em saúde mental é um desafio nos serviços de saúde, por isso é fundamental promover formações e fortalecer o acesso, o acolhimento e a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nós buscamos ampliar as possibilidades de promoção de saúde em cada território de atuação e o primeiro passo é a qualificação dos profissionais”, disse a gerente de Ensino, Carolina Perez.
A coordenadora do curso Fabíola Magalhães explicou que os alunos são profissionais da APS em equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipes multiprofissionais. “O curso é dividido em três módulos, com tutores que acompanham os alunos em cada região de saúde”, reforçou.
Os municípios que fizeram adesão à formação foram:
- Região Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Jaguaré
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão
- Região Central
Águia Branca
Baixo Guandu
Colatina
Governador Lindenberg
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Pancas
Rio Bananal
São Roque do Canaã
Vila Valério
- Região Metropolitana
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Domingos Martins
Fundão
Itarana
João Neiva
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
Serra
Vila Velha
Vitória
- Região Sul
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivácqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Iconha
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Venda Nova do Imigrante
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br