08/05/2021 09h00

Dia das Mães: mãe e filha dividem o amor pela profissão na linha de frente contra a Covid-19 no Hospital Jayme

O domingo (09) não terá aquele almoço especial, nem mesmo uma tarde inteira juntas para Elisângela Martins dos Santos, de 40 anos, e sua filha Josirlângela dos Santos, de 24 anos. Mas isso não tira o sorriso das duas. Mãe e filha dividem o amor pela profissão como técnicas de enfermagem do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e estarão de plantão no Dia das Mães, ajudando os pacientes internados com a Covid-19.

“Trabalhar na enfermagem tem esses percalços, não vamos comemorar juntas o Dia das Mães, mas estaremos juntas fazendo o que mais amamos, cuidando dos nossos pacientes. Aqui tem mãezinhas que também não poderão compartilhar essa data com a família, mas nós seremos a família delas”, contou emocionada Elisângela Martins dos Santos.

O amor pela profissão foi passado de mãe para filha. Elisângela conta que há cinco anos decidiu trocar de profissão, dando início ao curso técnico de enfermagem. Durante o período de formação, ela chegava em casa contanto para filha sobre as matérias estudadas e a paixão pela nova profissão. “Eu tinha tanto orgulho do curso e acho que Josi percebeu isso. Eu contava as matérias que tinha estudado, falava com tanto entusiasmo que eu via os olhos dela brilhando. Como mãe, eu queria que minha filha tivesse uma profissão e vi, no técnico em enfermagem, a oportunidade de encaminhá-la pela vida”, confessou a mãe.

E foi justamente o que aconteceu. Ao finalizar o curso técnico e começar a trabalhar no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Elisângela custeou os estudos da filha, e hoje as duas atuam na unidade.

“Muito além de mãe e filha, somos amigas e confidentes. O melhor de vivermos juntas essa batalha é termos com quem contar e dividir nossas angustias. Minha mãe entende os meus dias difíceis e eu entendo os dela. Só quem está aqui, na assistência sabe como é difícil. Teve um óbito que me marcou muito, eu quase não consegui mais voltar a trabalhar, minha mãe foi meu amparo”, disse Josirlângela dos Santos Ribeiro.

 

Dia das Mães

Para aquelas profissionais que são mães e que nessa data tão especial estarão trabalhando, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves preparou uma programação com música, distribuição de lembranças e um cardápio diferenciado no refeitório.

“Entendemos que nada disso substitui comemorar essa data em família, mas nossa profissão é também uma missão. Precisamos salvar vidas e isso exige comprometimento e amor ao próximo”, completou a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, a médica e mãe de três filhos, Juliana Tavares.

 

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é referência para os casos graves e potencialmente graves do novo coronavírus (Covid-19), sendo um dos maiores centros de tratamento da doença na América Latina. A unidade conta hoje com 258 leitos de terapia intensiva (UTI) e 116 leitos de enfermaria, exclusivos para a Covid-19.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard