10/05/2018 18h05 - Atualizado em 10/05/2018 19h26

Dia das Mães tem comemoração antecipada no Hospital São Lucas

As pacientes, acompanhantes e profissionais que são mães foram surpreendidas com uma homenagem antecipada na manhã desta quinta-feira (10), no Hospital Estadual São Lucas, localizado no bairro Forte São João, em Vitória. O Dias das Mães é comemorado no próximo domingo (13).

Para celebrar essa data tão importante, músicas foram tocadas nos corredores do hospital e as pacientes receberam uma pequena lembrança.

Acompanhando a tia que está internada na enfermaria, Natalia de Souza não conseguiu controlar a emoção quando ouviu as canções. “Achei maravilhosa a ideia do hospital em trazer música para os pacientes. As pessoas estão debilitadas, algumas tristes, pois vão passar o Dia das Mães longe da família. Trazer a música para o hospital é uma oportunidade de alegrar e confortar as pessoas”, disse a acompanhante.

A ação também acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 10 horas. Já na parte da tarde, às 16 horas, as colaboradoras que estão gestantes, vão participar de um bate-papo, desenvolvido pela enfermeira do hospital, Cleide Costa. “Vamos falar dos desafios da maternidade e dar algumas dicas de cuidados com os bebês nos primeiros dias de vida”, comentou.

Mãe de uma menina, Cleide viu o encontro como uma oportunidade de trocar experiências e celebrar esse momento tão importante na vida de uma mulher. “Ser mãe é algo inexplicável. Aprendemos todos os dias e compartilhar com outras mulheres essa experiência significa contribuir e aprender um pouco mais.”

Visitas no dia das Mães

Por conta do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13), os pacientes que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) poderão receber seis visitantes, sendo três pessoas em cada turno: pela manhã, das 11h30 às 12h30, e na parte da tarde, das 16 às 17 horas.

As unidades fechadas (UTI e UADC) são ambientes mais complexos, com normas e horários mais rígidos, porém, necessários para o tipo de cuidados realizado.

“Quando pensamos na possibilidade ou momentos para humanizar esses ambientes, aproximar a família é uma das alternativas para tornar esses espaços mais acolhedores. Escolher datas comemorativas como o Dia das Mães é um momento oportuno para desenvolver a empatia diante do sofrimento de famílias e pacientes, propiciando benefícios no tratamento e na recuperação dos pacientes internados”, explicou Caroline Santos Pimentel, psicóloga do Hospital São Lucas.

Já nas Unidades de Internação (enfermarias), o número de visitantes continua sendo seis pessoas (duas por vez), entre 14h e 18h30.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard