24/11/2025 07h59

Dia do Doador de Sangue: Hemoes homenageia doadores nesta terça-feira (25)

“Eu ganhei muito mais do que dei em doação. Meu conselho é: ajude ao próximo: doe sangue”.  Doador há mais de 50 anos, o aposentado Carlos Alberto Almeida, de 70 anos, já fez aproximadamente 64 doações, salvando diretamente cerca de 256 pessoas. Exemplo de solidariedade e de cidadania, Carlos vai ser homenageado, junto com outros doadores, neste Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira (25), no Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória.

Antes do Hemoes existir, Carlos fez sua primeira doação aos 21 anos para ajudar um amigo que precisava. Naquela época, as doações eram feitas diretamente nos hospitais da Grande Vitória. “Era voluntário de sangue e podia fazer cinco doações por ano. Eu comecei a doar no Hemoes, em 2004. Tenho 70 anos e não tomo nenhum remédio. Minha saúde vem das doações, que possibilitaram a renovação do meu sangue, e da prática de exercícios físicos. Doar sangue é ter qualidade de vida”, disse.

 Entre as histórias de doador que mais o marcou é de um lavrador que queria pagar para que alguém doasse sangue para esposa enferma. “Estava desempregado na época. O lavrador chegou gritando, dizendo que ele estava disposto a pagar bem pelo sangue, caso alguém direcionasse para a esposa dele. Eu pedi o nome dela, fiz a doação e respondi que o meu sangue não tinha preço. Afinal, Deus me deu o meu sangue para doar e ele mesmo repôs”, afirmou.

Aos 69 anos, a aposentada Esterinha de Jesus Silva vai receber sua primeira homenagem em vida. Desde 2016, ela vai ao Hemoes para fazer suas doações de sangue regulares. “Gosto muito de doar sangue e salvar vidas. Tudo começou quando o pai do amigo da minha filha precisou de ajuda. Eu tinha muito medo de doar: achava que ficaria fraca, doente. Vi que não era nada disso. Sinto uma satisfação tão grande com a doação, que, se eu pudesse doaria até o final da minha vida”, lamentou a suspensão, já que a lei limita a doação até os 69 anos.  

Além de ajudar com a doação, Esterinha é um entusiasta da causa e já conseguiu convencer diversas pessoas a serem doadoras de sangue. “Meu filho João Paulo, de 34 anos, é um deles”, contou toda orgulhosa.

Carlos e Esterinha integram um time de 1.325.427 doadores ativos do Hemoes.

“Parabenizamos todos os doadores de sangue que ajudaram o Hemoes a salvar vidas. Não temos palavras para agradecer. E aproveitamos a oportunidade para convidar a outras pessoas a viverem essa experiência feliz com a gente de salvar vidas e alimentar a esperança nas pessoas com essa corrente do bem. Participem das comemorações do Dia do Doador em todos os hemocentros: Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus, nesta terça-feira. Quem ainda não fez sua doação vai poder doar neste dia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

De janeiro a outubro deste ano, o Hemoes recebeu aproximadamente 54.126 candidatos à doação de sangue, resultando 44.421 bolsas de sangue coletadas, beneficiando cerca de 178 mil pessoas, já que cada bolsa pode salvar até 4 vidas.

“Temos muito orgulho do trabalho de qualidade que o Hemoes entrega. Isso só é possível, porque temos doadores muito comprometidos que entendem a importância profunda desse ato de amor e uma equipe muito qualificada, que se empenha para garantir que a Hemorrede Pública Capixaba tenha êxito no atendimento de toda demanda dos hospitais públicos do Estado, ao longo de todos esses anos”, afirmou a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

 

Comemoração

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoes preparou, com muito carinho, uma programação nos hemocentros para acolher os doadores. Confira:

 

Vitória

- 8h: Recepção com café da manhã na terça-feira (25)

- Homenagem a doadores

- Animação com a Palhaça Trancinha e com Super Heróis

- Música ao vivo com a Banda Bamuce da Escola Estadual de Vitória

- Doação de alunos de enfermagem da Escola Eteses

 

Colatina

- Cartões de agradecimento aos doadores na terça-feira (25)

- Decoração temática

 

Linhares

- Recepção com café da manhã na terça-feira (25)

- Doações de grupos de trabalhadores de empresas da região

 

São Mateus

- Ação de doação em Águia Branca na terça-feira (25)

- Café da manhã na quarta-feira (26)

- Doação de grupos de estudantes de Pedro Canário na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28)

 

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard