15/03/2024 11h04

Dia do Ouvidor: data celebra importância do canal direto de comunicação entre cidadão e SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um canal direto de comunicação com os cidadãos para receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações quanto aos serviços e atendimentos prestados na saúde capixaba. Essas demandas são atendidas por profissionais da Ouvidoria da Secretaria da Saúde (Sesa) e que celebra, no próximo sábado (16), o Dia Nacional da Ouvidoria.

Com mais de 12.300 manifestações recebidas e atendidas em 2023, a Ouvidoria é um dos setores mais importantes dentro do SUS capixaba, uma vez que o objetivo principal é a garantia e a ampliação do acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Para a ouvidora Terezinha Bolzani, a figura do ouvidor tem se tornado cada vez mais importante, não somente para a saúde, mas em todas demais instituições governamentais. “É um profissional responsável em intermediar as relações entre o cidadão que as demandam e as instituições, serviços e órgãos que auxiliam na promoção da transparência e da prestação de serviços de qualidade. Ele representa a comunicação direta e simplificada entre a instituição e a sociedade”, explicou.

De acordo com a ouvidora, o setor recebeu, em 2023, uma média de 4.111 manifestações por quadrimestre, pouco mais de mil por mês, sendo 100% delas respondidas. Do total de demandas recebidas no último ano, 48,22% foram referentes a solicitações; 37,49% são sobre reclamações; 10,54% sobre denúncias; 2,10% de pedidos de informações; 1,19% voltadas a elogios; e 0,42% sobre sugestões.

Poder ser parte importante na vida do usuário do SUS é uma das atribuições vivenciadas no dia a dia de trabalho dos ouvidores. Dos elogios recebidos, um marcou em especial a equipe.

“Foi a mensagem de um cidadão com diagnóstico gravíssimo e cujo atendimento foi realizado presencialmente, de forma acolhedora e humanizada, conduzindo-o conforme a tramitação preconizada. Após todo o processo que o cidadão realizou, ele nos mandou uma mensagem agradecendo e ainda veio pessoalmente formalizar o agradecimento a toda equipe”, contou Terezinha Bolzani.

Como realizar uma manifestação na Ouvidoria SUS?

O cidadão que deseja realizar uma manifestação relacionado a solicitações, reclamações, denúncias, pedidos de informações, elogios e sugestões a respeito de serviços e atendimentos prestados pelo SUS capixaba pode seguir os seguintes caminhos:

1. Por meio do “Fale conosco”, no site da Secretaria da Saúde, por meio do link https://saude.es.gov.br/fale-conosco;
  2. Pelos telefones (27) 3347-5732 ou 3347-5733, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
  3. Presencialmente na sede da Secretaria da Saúde, na Enseada do Suá, em Vitória, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

Além desses canais, o cidadão também pode realizar uma manifestação pelo Sistema E-OUV, da Ouvidoria Geral do Estado, por meio deste link https://e-ouv.es.gov.br/ ou pelo site do Ministério da Saúde, além do tridígito gratuito do Ministério da Saúde, pelo 136. Em todos esses locais, as manifestações relacionadas ao SUS capixaba são encaminhadas à Ouvidoria da Secretaria da Saúde.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos