25/08/2023 13h00

Dia do psicólogo: Himaba homenageia profissionais que cuidam da saúde mental

Confortar, consolar, acolher e ajudar são apenas alguns dos muitos papéis desempenhados pelos psicólogos, que estudam não só o funcionamento da mente como também o comportamento e as interações em sociedade. No ambiente hospitalar, além de todos os desafios, existe a necessidade de lidar com o luto, as perdas e o agravamento de alguns quadros.

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), celebra o Dia do Psicólogo, que é anualmente lembrado todo dia 27 de agosto, com diversas ações que vão ser realizadas na próxima segunda-feira (28). A programação especial inclui atividades lúdicas e café da manhã para os profissionais do setor.

A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), conta com seis psicólogos que realizam o acompanhamento de pacientes e familiares, relacionando questões que interferem no bem-estar e na qualidade de vida. De janeiro a julho deste ano, foram acolhidos e atendidos 4.733 pacientes pela equipe de profissionais.

O diretor-técnico do Himaba, Emilio Mameri, explicou que a presença do psicólogo é importante no acolhimento de pacientes e familiares. “Preparamos uma programação especial com os profissionais para render homenagens merecidas por todo empenho e cuidado. Também será uma oportunidade de troca de experiências entre eles, que trabalham em vários setores de nosso hospital”, disse.

“Minha rotina se estabelece por meio do acolhimento inicial aos pacientes e acompanhantes, por intervenções individuais, mas também com enfoque em grupos e oficinas. É preciso cuidar de quem cuida. Trazer conforto, cuidado e carinho”, afirmou a psicóloga Amanda Lorencini, do setor de Saúde Mental, que conta com dez leitos clínicos.

Além disso, cabe ao profissional promover ações com a equipe multiprofissional nos diversos campos de atividade hospitalar, ofertando ao paciente acolhimento, promoção de saúde e psicoeducação.

“Atuamos de diversas formas. A primeira é a escuta e o acompanhamento no atendimento do paciente ou acompanhante, compreendendo que o período de internação pode causar algum sofrimento psíquico. É gratificante contribuir no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e poder ser o suporte para eles e suas famílias”, destacou o psicólogo Linn Quemelli.

O desafio dos profissionais é diário, seja pelo sofrimento de pacientes, seja pela dor dos acompanhantes, e, nesses casos, é cada vez mais importante a presença do psicólogo dentro da equipe multidisciplinar. “Ao trabalharmos a rede de apoio, ou seja, para além das crianças, seus acompanhantes muitas vezes carregam uma sobrecarga no cuidado. O foco dos meus atendimentos será sempre nas pessoas que vivenciam este momento. É trazer conforto, cuidado e carinho”, completou Amanda Lorencini.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Pedro Sarkis
pedro.sarkis@institutoacqua.org.br