27/08/2021 14h31

Dia do psicólogo: Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ homenageia os profissionais que cuidam da saúde mental

Confortar, consolar, acolher e ajudar são apenas alguns dos muitos papéis desempenhados pelos psicólogos, que estudam não só o funcionamento da mente como também o comportamento e as interações em sociedade. No ambiente hospitalar, além de todos os desafios, existe ainda a necessidade de lidar com o luto, as perdas e o agravamento de alguns quadros. Sendo assim, uma das equipes de maior importância, sem dúvida, é a da Psicologia.

Seis psicólogas atendem no Hospital de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, realizando o acompanhamento não só dos pacientes como também das famílias. No Dia do Psicólogo, comemorado nesta sexta-feira (27), o hospital ofereceu um café da manhã especial com direito a música, palestra e flores especialmente para a equipe.

“A Psicologia é um desafio constante, a Psicologia Hospitalar ainda mais, lidamos com o sujeito em um contexto de sofrimento físico e psíquico, com dores que vão além das dores do corpo, com o indivíduo enlutado por vários tipos de perdas. Não é fácil, mas de certo modo temos um olhar para o que é além do corpo, o que é muito necessário, já que muitas vezes as dores não serão só aliviadas com medicação”, contou a psicóloga Priscila Saiter Assis, que trabalha no hospital há 7 anos e ficou emocionada com a homenagem.

Já Emmanuelly Barreto aproveita o dia para lembrar que muitas vezes os profissionais da área se encantam como ela pela Psicologia graças às possibilidades incontáveis de aliviar o sofrimento. “Na verdade, sempre me vi direcionada para as questões humanas e sociais e com o desejo de estar diante do outro para escutar, compreender e ajudar a lidar com conflitos e questões que angustiam os indivíduos”, contou a profissional.

Quem segue a mesma linha é a psicóloga Veronica Leal, que vê na Psicologia Hospitalar uma motivação especial para seguir na profissão e que enxerga nos resultados vistos com os pacientes e familiares um presente. “O meu amor por cuidar é primordial para ter o fôlego em querer continuar levando o cuidado e a escuta para aqueles que sofrem por todas as dores físicas e emocionais.

As mais novas no time de psicólogas do HEUE, Jauberleia Batista e Rojane Lerbach reforçam que o autoconhecimento é uma arma poderosa na cura emocional e que ajuda também na recuperação física. Para as profissionais, trabalhar em um hospital que recebe pacientes de todo o Estado e com diferentes perfis socioeconômicos é uma oportunidade de colecionar histórias e experiências.

Após sofrer um acidente de trânsito e ficar internada no próprio São Lucas, onde trabalha há mais de 1 ano, a psicóloga Tháycila Rodrigues de Oliveira teve a chance de ver o outro lado, como paciente. Segundo ela, a experiência serviu para reforçar o que ela já sentia: um profundo amor pela profissão.

“A área hospitalar é feita de desafios diários, que nos mobilizam e nos convocam a pensar além todos os dias, o que nos faz crescer enquanto pessoa e profissional. Vemos na prática o cuidado em suas mais diversas formas, podemos fazer a diferença na vida da pessoa hospitalizada e de sua família, é muito gratificante. Acredito que não há nada mais motivador que ver o paciente acreditando nos recomeços, dando novos sentidos as experiências e conseguindo enxergar a vida para além da hospitalização”, completou Tháycila Rodrigues de Oliveira.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos