Dia do Serviço Social marca importância do profissional na preservação da vida

O dia 15 de maio foi definido para marcar o Dia do Assistente Social, data importante para a conscientização sobre o trabalho realizado pelo Serviço Social em diversas frentes de atendimento social no País, incluindo a saúde. No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), esse profissional vem salvando vidas diariamente.
O Himaba conta com uma gestão própria da chamada Equipe Multiprofissional, em que assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos trabalham em conjunto para garantir um atendimento completo aos pacientes, preservando e cuidando de todas as necessidades das crianças, adolescentes e gestantes.
A supervisora do Serviço Social do HIMABA, Rita Dias, destaca que entre os importantes trabalhos realizados pelos profissionais assistentes sociais está a identificação de violência contra crianças e adolescentes que chegam na unidade. Além disso, o serviço multiprofissional do Himaba garante a preservação do bem-estar e da dignidade desse indivíduo e sua família.
Cuidado e proteção à vida das crianças
Rita Dias lembra um episódio recente que ocorreu em outubro de 2024, quando uma criança de apenas 6 anos deu entrada no pronto-socorro do Himaba com diagnóstico de pneumonia com derrame pleural e, ao realizarem a abordagem na paciente e a família, logo o técnico de enfermagem percebeu um comportamento diferente da criança e acionou o Serviço Social do hospital, que identificou outras questões além da saúde.
Com o trabalho realizado pelo Serviço Social, utilizando técnicas de comunicação e humanização, a criança se sentiu à vontade para falar da violência que sofria e denunciar seus agressores. “Após uma abordagem padrão e apuração, o setor identificou que a paciente poderia ser uma suposta vítima de abuso sexual, crime que foi constatado mais tarde, por meio de um exame realizado pelo Departamento Médico-Legal (DML)”, disse a assistente social Rita Dias.
Com este exemplo, a profissional conta que a atuação do Serviço Social é de extrema importância na promoção da justiça social e na garantia de direitos e deveres dos cidadãos. “O assistente social exerce um papel fundamental na identificação e no enfrentamento das desigualdades sociais, atuando de forma ética e comprometida com a proteção da dignidade humana”, refletiu Rita Dias.
Ela complementou: “Esse profissional tem uma presença essencial e importante na prevenção e no combate a todas as formas de violência, seja física, psicológica, institucional ou estrutural, promovendo ações que assegurem o acesso a políticas públicas, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Caroline Bastos
caroline.bastos@institutoacqua.org.br