24/09/2021 20h41 - Atualizado em 27/09/2021 11h11

Dia Estadual do Estagiário: uma homenagem àqueles que estão dando o primeiro passo para a vida profissional na Sesa

Caique dos Santos Pereira, estagiário da Assessoria de Comunicação da Sesa

O estagiário é uma figura importante nas instituições, sendo responsável por auxiliar nas atividades e muitas vezes contribuindo com as ideias criativas. Com o objetivo de reconhecer esse trabalho, é comemorado neste sábado (25) o Dia Estadual do Estagiário, instituído pela Lei Estadual nº 9.170/2009.

Atualmente, 44 estagiários de Ensino Médio e Superior atuam em unidades administradas pela Secretaria da Saúde (Sesa). As vagas são ocupadas por meio do “Programa Jovens Valores” do Governo do Estado.

 

Um dos participantes é Caique dos Santos Pereira, de 21 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, ele atua há dois meses na Assessoria de Comunicação (Asscom) da Sesa e acredita que o estágio é a oportunidade de ser conhecido no mercado de trabalho e adquirir novos conhecimentos.

 

“Esse é o meu primeiro estágio na minha área e estou gostando muito dessa experiência. Uma oportunidade que está me proporcionando novos olhares, além de conhecimentos das técnicas da profissão que escolhi. Tenho certeza que irá contribuir muito no meu crescimento pessoal. Além disso, estou convivendo com profissionais qualificados”, disse.

 

Para Anna Júlia Pereira Rodrigues, 17 anos, o estágio é mais do que uma oportunidade profissional, é um ensinamento de convivência. Ela atua há um ano e nove meses no Núcleo Especial de Recrutamento e Seleção e Contatos Temporários (NERSCT). Ana Júlia Rodrigues relata que a experiência ajudará na escolha do curso profissionalizante.

 

“Aqui na Sesa, além das atividades que executo, eu aprendo muito sobre como lidar com as pessoas e o comportamento adequado em um ambiente de trabalho. A experiência que estou adquirindo irá me ajudar no momento de escolher uma profissão para seguir. Além disso, o estágio me trouxe muito amadurecimento e responsabilidade ainda maior com minhas obrigações”, destacou.

 

Realização de um sonho

 

Ser contratado logo após o término do contrato de estagiário é o sonho de muitos jovens do Estado. Essa foi a oportunidade dada a João Vitor Evangelista dos Santos, de 21 anos, que atuou como estagiário no Fundo Estadual de Saúde (FES) da Sesa de 2017 a 2019, e hoje está contratado no setor.

 

O jovem relata que a experiência adquirida nesse período contribuiu nas escolhas profissionais e também pessoais. “Eu vejo o estágio como uma fase muito importante da vida, pois a maneira que olhamos e prosseguimos nesse período reflete na vida profissional e pessoal devido a carga horária dedicada ao ambiente de trabalho. Nessa fase, eu tive contato com diversos processos que acrescentaram na minha carreira, além do contato com pessoas que me ensinaram muito”, comentou.

 

João Vitor Evangelista também deixou algumas dicas aos estagiários para terem sucesso na vida profissional. “Acredito que alguns pontos são essenciais para ter sucesso no futuro e no próprio estágio, como ser pontual; demonstrar interesse pelas tarefas do setor; postura profissional; entender as instruções recebidas; e ser proativo. Também sugiro que as projeções do futuro comecem a ser construídas agora, sendo esse um grande incentivo diário em busca dos sonhos”, destacou.

 

Outro exemplo de contratação da Sesa é a jornalista Danielly Schulthais. Em 2019, faltando dois anos para terminar a faculdade, ela foi chamada pelo Programa Jovens Valores para atuar na Asscom da Secretaria.  De acordo com a gerente interina do setor, Kárita Iana, a contratação de Danielly após o término do período de estágio foi devido ao seu comprometimento, dedicação, entrega e humildade.

 

“Ela chegou surpreendendo a equipe desde o primeiro dia. Além da simpatia, o amor à profissão e vontade de aprender fizeram toda a diferença. Mesmo com a chegada repentina da pandemia, que mudou toda a rotina de trabalho, intensificando ainda mais as demandas de comunicação que, na área da saúde sempre foram muitas, ela nunca reclamou ou pensou em desistir. Na verdade, parece que esse momento foi combustível para sua atuação. Hoje está a nove meses formada e é uma profissional exemplar e comprometida. Uma felicidade tê-la em no nosso dia a dia”, frisou Kárita.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Kárita Iana/ Luciana Almeida/ Thaísa Côrtes/ Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard