18/11/2022 17h17

Dia Mundial da Prematuridade é lembrando com reencontro emocionante no Hospital Dr. Jayme

O Dia Mundial da Prematuridade, lembrado em 17 de novembro, ganhou uma festa especial no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A ação reuniu profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), mamães de bebês que estão internados no setor, além de crianças que precisaram dos cuidados da UTIN e hoje estão em casa com suas famílias.

Entre os convidados, um reencontro emocionou toda equipe. Sophya Vitória nasceu há nove anos na Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme pesando, apenas 770 gramas. Prematura extrema, ela precisou ficar internada por mais de quatro meses sob os cuidados intensivos da unidade.

“Estamos muito emocionados. Poder reencontrar esses nossos eternos pequenos nos traz uma felicidade genuína. Para nós é muito mais do que comemorar, é ter a certeza de que o trabalho, a dedicação e o esforço de toda equipe valem a pena. O resultado está aqui!”, completou a gerente da Unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme, Éricka Chisté.

A mãe da Sophya contou a experiência de acompanhar a filha por 115 dias internada na UTIN, lutando pela vida.

“Eu fui desacreditada pelos médicos, minha filha não iria nascer. Até que alguém me falou para procurar o Jayme. O hospital tinha acabado de inaugurar e eu vim para cá, fui internada imediatamente e a Sophya nasceu pesando quase 800 gramas, mas eu acreditei que sairia com a minha filha daqui. Foram meses lutando e a luta continua, ela é diária. Sophya hoje já é quase uma adolescente. Eu quero dizer para vocês, acreditem, confiem porque tudo vai dar certo”, celebrou Gerliane Leal de Sousa, a mãe da Sophya.

A festa, organizada pela unidade Materno-Infantil com o apoio de voluntários, contou com os tradicionais bolo e docinho, além de brincadeiras e muita troca de experiência.

A médica Silvia Louzada, coordenadora da UTIN do Hospital Dr. Jayme, lembra do esforço e dedicação da equipe. “Reencontrar essas crianças é uma alegria, é o resultado de um trabalho incessante de toda equipe. Ver a felicidade desses pais e encorajar aqueles que ainda têm seus bebês internados mostra que estamos no caminho certo”, disse.

  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552 | 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard