27/11/2019 13h00 - Atualizado em 27/11/2019 14h43

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: a importância do diagnóstico precoce

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, marca também o início do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a doença. Só no Espírito Santo, desde 1985 até dezembro de 2018, foram registrados 15.538 casos.

O Estado tem uma média de 1.200 novos casos por ano de infecção pelo vírus HIV. Em 2018, foram registrados 1.068 novos casos e, em 2017, 1.255 - os dados do ano vigente são contabilizados ao final do primeiro semestre do próximo ano. Atualmente, 12.210 pessoas que vivem com HIV/Aids no Espírito Santo estão sendo tratadas com antirretrovirais nos Serviços de Atendimento Especializado em AIDS (SAE).

Para a coordenadora do Programa Estadual de IST/AIDS da Secretaria de Saúde, a médica Sandra Fagundes, é importante que a população se atente em especial ao diagnóstico precoce da doença.

“Quanto mais cedo for o diagnóstico do HIV e a pessoa iniciar o tratamento com antirretroviral, mais a chance de ficar com carga viral indetectável, e assim não ter progressão da doença e nem alteração da imunidade, que é a fase mais grave - Aids. Com isto, a pessoa tem a chance de ter uma vida normal, com qualidade de vida. E, também, é uma forma de não transmissão sexual do vírus”, explicou.

O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos para o HIV, gratuitos e disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios capixabas. O resultado do exame fica pronto em 30 minutos.

Além disso, no Estado há 26 Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV, Sífilis e Hepatites Virais, que realizam o tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Além disto, para ampliar a testagem para o HIV, o Espírito Santo conta ainda com 44 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Van do CTA Itinerante, da Sesa.

Na capital, há o Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), um dos maiores SAE do Estado, com testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C e, também com acolhimento, acompanhamento e tratamento de pessoas com infecções sexualmente transmissíveis.

Prevenção combinada

Além da testagem, Sandra Fagundes lembra que é muito importante que todos saibam sobre prevenção combinada, que associa diferentes métodos de prevenção para proteção contra as IST como HIV, SÍFILIS e Hepatite B.

Segundo o Ministério da Saúde, os métodos da Prevenção Combinada estão: a testagem regular para o HIV, Sifilis e Hepatites B e C, que podem ser realizadas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical do HIV (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as Hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV.

Uma pessoa com boa adesão ao tratamento atinge níveis de carga viral tão baixos que é praticamente nula a chance de transmitir o vírus para outras pessoas. Além disso, quem toma o medicamento corretamente não adoece e garante a sua qualidade de vida. Todos esses métodos podem ser utilizados pela pessoa isoladamente ou combinados.

“Além da prevenção combinada, deve-se lembrar de que o uso de preservativo nas relações sexuais também é uma forma importante de prevenção das IST”, lembrou a coordenadora.

Agenda Dezembro Vermelho e CTA Itinerante

A Sesa oferece testes rápidos para diagnóstico das IST por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

No dia 30 de novembro, a ação será realizada pela Associação de Moradores do Centro, na Praça Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, de 8h às 12h. No dia 04 de dezembro, o CTA Itinerante estará na Faculdade Católica de Vitória, a partir das 09h. Já no dia 18, o CTA estará na faculdade Emescam, em Vitória, das 09h às 12h.

O CTA Itinerante pode ser solicitado por municípios, representantes de entidade/bairro/município, entretanto as ações só podem ser desenvolvidas com a parceria dos serviços municipais de IST. Para solicitação, basta encaminhar um e-mail para a Coordenação Estadual de IST/AIDS (dstaids@saude.es.gov.br) para o agendamento. Os pedidos devem ser feitos com 30 dias de antecedência, preferencialmente, e serão avaliados pela equipe técnica.

No dia 27 de novembro, o Programa Estadual de IST/AIDS participará da inauguração da exposição fotográfica “Olhares PositHIVos”, que acontecerá no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das 16h. Já no dia 02 de dezembro, o Programa estará presente na Audiência Pública para discutir sobre “O atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS no Estado do Espírito Santo”, na Assembleia Legislativa.

Clique aqui para conferir a agenda completa das atividades para a semana do 1º de Dezembro, o Dia de Luta contra a AIDS.

Onde realizar o teste?

Os Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV, Sífilis e Hepatites e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão distribuídas em todas as regiões de saúde do Estado.

Para conferir os locais, só clicar aqui.

Informações à imprensa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes