Dia Mundial do Coração ganha ação de conscientização no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, promoveu uma importante ação de conscientização nessas quarta-feira (25) e quinta-feira (26), em alusão ao Dia Mundial do Coração, que ocorre anualmente em 29 de setembro. A iniciativa, organizada pela equipe do setor de Recursos Humanos da unidade, em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do hospital, teve como objetivo alertar tanto os colaboradores quanto os acompanhantes e visitantes sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular.
Na Praça Central do hospital, foi montado um circuito multiprofissional em que acadêmicos de diversas áreas da saúde, sob a supervisão de preceptores, realizaram uma série de avaliações e orientações.
“Quem passou por aqui teve a pressão arterial aferida e circunferência da cintura aferidos, além do índice de Massa Corporal (IMC) calculado. Essas avaliações permitiram que o participante pudesse ter conhecimento de como se encontra, em parte, a saúde do seu coração, uma vez que esses parâmetros são indicadores importantes do risco cardiovascular. Além disso, os participantes receberam orientações sobre hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e o controle do estresse, fatores essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares”, explicou a coordenadora do CEPI do Hospital Dr. Jayme, Patrícia Teixeira.
Além das avaliações, o evento foi marcado pela realização de um “Papo Seguro” voltado especialmente para os funcionários do hospital. Durante esse momento, os colaboradores tiveram a oportunidade de discutir a importância da saúde no ambiente de trabalho, abordando temas como controle emocional e a necessidade de equilibrar a rotina profissional com o bem-estar físico e mental.
“Essa abordagem foi fundamental para reforçar a importância da prevenção também dentro do ambiente hospitalar, onde os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental no cuidado com os pacientes, mas também precisam cuidar de si mesmos”, destacou a gerente do setor de Recursos Humanos da unidade, Leila Chagas.
Em dois dias, cerca de 550 pessoas foram avaliadas e orientadas. Já o “Papo Seguro” alcançou todos os funcionários da unidade. A ação reforça a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morte no mundo, e destaca a importância de campanhas educativas contínuas para a construção de uma vida mais saudável. “Estamos preocupados com a promoção da saúde e o bem-estar de todos que circulam pela instituição”, salientou o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br