02/10/2023 10h00 - Atualizado em 02/10/2023 14h05

Dia Mundial do Coração: Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves promove ação de conscientização

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, organizou uma dinâmica em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro. A data dedicada à conscientização sobre a importância de manter o coração saudável e prevenir doenças cardiovasculares envolveu alguns setores da unidade, com ações destinadas aos acompanhantes, visitantes, comunidade do entorno e aos funcionários.

Na calçada da recepção principal da unidade, local onde todos têm acesso, as equipes montaram espaços destinados à aferição de pressão, peso e altura, medição da circunferência da cintura, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e, para finalizar os atendimentos, uma área com informações e orientação. 

“Nosso objetivo é promover a saúde. Por isso, pensamos em uma ação que envolvesse cuidado, informação e educação em saúde. As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte em todo o mundo e essa data serve, justamente, como um lembrete para adotar hábitos de vida saudáveis”, completou a coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital Dr. Jayme, Patrícia Teixeira.

A atividade organizada pelo CEPI, em parceria com os setores de Acolhimento ao Cliente e Recursos Humanos, aconteceram na última quinta (28) e sexta-feira (29), envolvendo cerca de 300 pessoas. José Vicente Alves, de 59 anos, participou de todas as etapas da ação. 

Visitantes e acompanhantes aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas, obter conselhos personalizados sobre saúde cardiovascular e realizar exames básicos para monitorar a saúde do coração. A troca de informações entre profissionais de saúde e a comunidade fortaleceu os laços e promoveu uma compreensão mais profunda sobre a importância de cuidar do coração.

“Achei a ação importante, pois pelo menos a gente fica sabendo como está nossa saúde. Não tinha ideia de que precisava cuidar do meu coração e também nem sabia como fazer, agora sei. Preciso dar um jeito de melhorar”, comentou o paciente que veio ao Hospital Dr. Jayme para uma consulta ambulatorial com o serviço de Ortopedia. 

Outra pessoa que participou foi Lucéa Serra, de 64 anos. “Eu sabia que precisava equilibrar a dieta. Engordei um pouquinho nos últimos meses, agora é correr para melhorar esses números”, disse a acompanhante de paciente.

Os funcionários do Hospital Dr. Jayme que também passaram pelo espaço e tiveram alterações nos exames foram direcionados ao “Saber Viver”, programa da instituição que visa a oportunizar, incentivar, monitorar e estimular os empregados sobre como cuidar da saúde.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br  

 


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7589 / 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard