14/03/2022 17h49 - Atualizado em 14/03/2022 17h51

Dia Mundial do Rim: Hospital Dr. Jayme promove ações para educação sobre doença renal

O Dia Mundial do Rim, lembrado no último dia 10 de março, é a data escolhida para promover a educação e a conscientização sobre a doença renal crônica em diferentes setores da sociedade, entre eles comunidade, profissionais da saúde e gestores de política em saúde pública.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, pela primeira vez, a unidade participa da campanha organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e propõe ações de disseminação e atenção à saúde dos rins, com funcionários, visitantes e pacientes.  

“A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um desafio para o Hospital Jayme, que foi a estruturação de um serviço de hemodiálise para os pacientes internados. Pacientes graves diagnosticados com a Covid-19 necessitavam, rapidamente, de diálise. Em 2020, ao todo, realizamos 6.680 procedimentos. Em 2021, foram 7.589, enquanto em 2019, antes da pandemia, foram cerca de 4.500 diálises”, detalhou a diretora de Cuidados Integrais, Alessandra Bernardino.

Diante desses números, o serviço de hemodiálise estruturou dois dias de evento, com uma programação que envolve palestras, entrega de panfletos e orientação, quiz interativo e jogos lúdicos. Na abertura da ação, que aconteceu na quinta-feira (03), a nefrologista Luciana de Assis Borba conceituou a doença e falou sobre diagnóstico e tratamento, além de destacar as formas de prevenção.

O diretor-geral do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, Rogério Griffo, fez a abertura do evento e reforçou a importância dos multiplicadores de conhecimento. “É fundamental propor a conversa sobre o assunto para que levemos informação aos nossos grupos de amigos, nossos familiares e aqui na unidade, para que haja discussões como essa. Conhecer a doença e as formas de prevenção podem salvar a vida de alguém”, completou.

O Serviço de Hemodiálise da unidade conta com uma equipe com cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham 24 horas. “Queremos que o funcionário, principalmente, entenda a importância do cuidado com a saúde renal. A doença renal crônica é silenciosa, mas, com a prevenção, ela pode ser evitada. É preciso disseminar informação e conhecimento”, explicou a coordenadora do Serviço de Hemodiálise, Leidiana Couto.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552 / 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard