14/03/2019 16h44 - Atualizado em 14/03/2019 16h51

Dia Mundial do Sono: médica dá dicas para uma boa noite de sono

Você sabe a importância de uma boa noite de sono? As horas de descanso são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois quando elas não são suficientes ou de baixa qualidade oferecem riscos para a saúde. Para lembrar a importância do sono para a saúde, nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial do Sono.

Para conscientizar sobre o cuidado com essa parte essencial da rotina, a médica do sono e pneumologista do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), Simone de Oliveira Alvarenga Prezotti, fala sobre o assunto e dá dicas para manter o sono saudável.

De acordo com a profissional, os cuidados devem começar ainda durante o dia. “O ideal é acordar na mesma hora todos os dias e se expor a luz natural. Os exercícios físicos também são aliados e devem ser mantidos na rotina. Para quem está acima do peso, a recomendação é eliminar os quilos extras”, afirmou.

Já no período da tarde e da noite, é bom evitar o consumo de cafeína e álcool, entre outras recomendações: “Ir para a cama somente quando estiver com sono, manter um ritual de preparação no período que antecede o horário de deitar, manter o quarto escuro e silencioso e a temperatura confortável à noite, evitar o uso de medicamentos para dormir sem orientação médica, assim como o uso de smartphones, tablets e TV na hora de dormir”, acrescentou a médica.

Mas quando nem seguindo essas dicas a pessoa consegue usufruir de um repouso de qualidade, é importante ficar de olho. A médica do sono alerta para alguns sintomas de potenciais distúrbios do sono, como dificuldade para iniciar o sono ou permanecer dormindo, sonolência durante o dia, fadiga ou baixa energia, declínio da memória, alterações de humor, ronco frequente, ranger de dentes, sensações desconfortáveis nas pernas na hora de dormir, comportamentos anormais durante o sono – chutar, gritar, andar e incidência de pesadelos –, acordar com dor de cabeça e aumento da pressão arterial durante o sono ou nas primeiras horas da manhã.

A médica também ressalta as consequências de dormir mal ou pouco. “É importante cuidar do sono, pois a falta dele pode causar aumento do risco de morte, de demência e de doenças cardiovasculares, além da perda de memória e atenção, tendência a ganhar peso e aumento do apetite. Também interfere no controle metabólico da glicose, pode causar queda da imunidade, piora da aparência e do desempenho sexual e aumento do risco de acidentes”, explicou.

E qual seria o tempo suficiente de sono para cada pessoa? Segundo a medica, cada fase da vida tem necessidades diferentes nesse quesito. Ela explica que um recém-nascido precisa de 14 a 17 horas de sono, por exemplo. Com o passar dos anos, esse tempo vai diminuindo.

“Na adolescência, o ideal é manter oito a dez horas de descanso, enquanto um adulto deve permanecer dormindo de sete a nove horas por dia. Já para um idoso acima dos 65 anos, o apropriado é que ele durma de sete a oito horas”, afirmou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

E-mail: comunicacao@hec.org.br

Tel: (27) 3636-4733 / 99227-1031

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard