26/10/2021 19h00

Diagnóstico rápido e tratamento personalizado são temas de aula sobre sepse no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’

Diagnóstico precoce e tratamento de acordo com as características clínicas de cada paciente foram duas das muitas vertentes discutidas durante a aula de atualização sobre sepse, ministrada pelo médico intensivista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Cesar Azevedo. O evento, realizado pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, em comemoração ao Dia do Médico, contou com a presença de aproximadamente 340 participantes de forma remota, via YouTube, e presencialmente no auditório da instituição. 

O palestrante, que também é pesquisador no Hospital Sírio-Libanês, membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) e ex-presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse, participou da produção de um documento com as diretrizes no combate à sepse e com orientações para os médicos durante o diagnóstico e tratamento da doença, o guideline “Surviving Sepsis Campaign (SSC) 2021”.

Azevedo esclareceu como a sepse pode ser divulgada para a sociedade e indivíduos que não são da área da saúde. “É muito importante desmistificar alguns pontos em relação à sepse, por exemplo, de que é causada apenas por bactérias. A Covid-19 é um tipo de sepse viral. Outro ponto de extrema importância é fazer com que o indivíduo entenda que alguns sinais são relevantes e precisam de um olhar técnico, por exemplo, uma febre, mal-estar persistente, pode não ser só um resfriado. E esse primeiro atendimento, já recebendo o tratamento correto, é fundamental para a boa evolução do caso”, explicou.

O evento contou com a presença da superintendente da Aebes, Sirlene Motta, que fez a abertura do evento lembrando a importância de celebrar o Dia do Médico e reforçando o papel imprescindível do profissional para a sociedade. Estiveram presentes também a diretora de operações da Aebes, Vera Mantelmacher, e médicos convidados da Cooperativa dos Médicos Intensivistas do Espírito Santo (Cooperati-ES). A participação do público, realizando perguntas pela internet e também no auditório, foi um dos pontos altos da aula.

“A interação é um dos pontos principais do processo de aprendizagem. Ter um público participativo como esse só demonstra a importância do evento, que além de trazer o que há de mais novo no assunto, ainda possibilita um debate saudável em que todos saem ganhando: médicos e pacientes. O Dr. Luciano é reconhecidamente uma referência nacional e até internacional quando o assunto é sepse e foi uma satisfação imensa recebê-lo aqui no HEUE”, reforçou o médico e diretor técnico do hospital, Alexandre Bittencourt.

A aula está disponível no link https://youtu.be/MLIEhUKt44I e poderá ser acessada gratuitamente pelos interessados no tema.

“Estamos muito satisfeitos com a repercussão positiva do evento não só para o hospital, mas para todos os profissionais que participaram e ainda vão poder ver on-line. A ideia é continuar promovendo cursos e atualizações para os nossos colaboradores, com o intuito não só de participar do crescimento profissional, mas de compartilhar boas experiências”, completou a diretora geral Cynthia Milanez.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br   

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br     

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard