09/02/2018 17h41 - Atualizado em 15/02/2018 15h58

Doutores palhaços põem hospital infantil no ritmo do carnaval  

"Você pensa que soro é água/ Soro não é água não/ Soro vem da enfermeira/ E água vem do ribeirão". Foi nesta toada que os doutores palhaços embalaram as crianças no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) nesta sexta-feira (09). A trupe de palhaços lançou neste ano o Bloco do Riso, espalhando alegria por onde passavam nas unidades do hospital. Pronto-socorro, Pediatria e enfermarias ficaram coloridos e com muitos sorrisos.

A pequena Izabely Ambrosio, de 1 ano e 6 meses, foi uma, dentre os pequenos foliões, que ficou empolgada com o cordão de palhaços que passava pelos corredores da instituição. Para a mamãe Sayonara Ambrosio, que acompanha a menina internada, ver a filha sorrir é importante. “Eu gosto muito quando eles chegam para brincar com as crianças, quebra o clima de hospital e ajuda elas a melhorar, ver minha filha sorrir não tem explicação”, comentou. 

Segundo Juliana Andrade, enfermeira coordenadora da Pediatria, a interação dos palhaços com as crianças é importante para os pequenos e também para os familiares. “Eu vejo que as crianças ficam muito felizes com a interação da trupe, mas também vejo a importância deste momento para os pais que acompanham seus filhos. Eles ficam preocupados, mas acabam se distraindo e ficam mais tranquilos”, disse.

A enfermeira destacou, ainda, que o sorriso provocado nas crianças pelos palhaços contribui muito para a melhora dos pequenos. “Existem várias teorias que confirmam a melhora dos pacientes quando estão alegres, e aqui no hospital não é diferente. Quando a criança fica mais animada, mais bem-humorada, ela colabora com o tratamento, e isso ajuda na própria recuperação, é algo comprovado", acrescentou.

Liko, que é um dos criadores da trupe de palhaços, ressalta que não são somente as crianças que ganham: os médicos e os enfermeiros também acabam ficando mais felizes. Prova disso é que a própria equipe de atendimento mostrou ser boa no ziriguidum e compareceu ao trabalho com adereços carnavalescos para brincar o carnaval.

A gerente Assistencial do IGH, que administra o Himaba, Patrícia Favero, pretende instituir até março a comissão de humanização do hospital, que irá intensificar ainda mais este trabalho baseado em ferramentas e avaliação científica. “Eu gosto muito de uma frase do médico norte-americano Patch Adams que diz que ‘quando você cuida de alguém que realmente está precisando, você vira um herói’, e é este o nosso ideal, cuidar com maior qualidade e dedicação destes pequenos que vêm em busca de ajuda”, destacou.

Os doutores palhaços visitam as enfermarias do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha todo domingo espalhando sorrisos por onde passam.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard