Encerramento da Campanha Abril Verde movimenta Praia de Camburi neste domingo

Quem passou pela orla de Camburi na manhã deste domingo (28) pode participar das atividades de encerramento da Campanha Abril Verde, realizada pelo Núcleo Especial de Vigilância à Saúde do Trabalhador (Nevisat), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação teve início às 9 horas e teve a presença da equipe do Toxcen no local.
O evento teve a parceria do Sesi, que levou o projeto “Sesi Saúde Total” e suas várias atividades, como orientações e serviços médicos gratuitos em conjunto com ações de promoção às atividades e avaliações físicas e corporais, orientação nutricional, entre outras. Também foram realizadas aulas de zumba, aeróbica e apresentações musicais com a banda do Exército.
Com o tema Trabalho Seguro, o mês de abril é dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A campanha deste ano realizou debates, palestras, cursos, mobilizações sociais e iluminação na cor verde em edificações públicas e privadas fazendo referência à segurança e à saúde do trabalhador. Também foram promovidas ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A chefe do Nevisat, Liliane Graça Santana, destacou a visibilidade dada ao movimento. “Esse evento é fruto de uma parceria de mais de um ano com diversos serviços e que fomos construindo ao longo desse mês. Foram mais de 25 mil panfletos sobre segurança do trabalho distribuídos para trabalhadores nos terminais da Grande Vitória, além de ações voltadas para os empregadores. Esperamos de agora em diante envolver empresas e sindicatos nessa discussão também”, disse.
O Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES) também participou da ação. Para o procurador chefe do órgão, Valério Heringer, o Abril Verde este ano teve uma visibilidade maior que em anos anteriores, o que é positivo em sua visão, mas que as ações precisam ser permanentes para reduzir os casos de acidentes de trabalho.
“Temos índices de acidentalidade no Brasil que são realmente imorais, fruto de uma política deficiente nesse campo. A proteção do trabalhador exige da empresa um investimento que, em tempo de crise, nem sempre é priorizado pelos empresários. Temos um cenário complexo que exige atenção e que não nos permite trabalhar cotidianamente para reduzir esses números. Estamos construindo cada vez uma forma de comunicarmos de forma mais intensa e direta com trabalhadores e empresários um ambiente de trabalho mais saudável e mais seguro”, arrematou.
O encerramento da campanha Abril Verde na Praia de Camburi foi uma realização do Fórum Abril Verde ES, formado pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa/Nevisat, Toxcen e Programa IST/Aids), Sesi/Findes, Prefeitura de Vitória/SEMUS/GVS/CVST, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Fundacentro, Sest/Senat, ETESES, Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), referências técnicas municipais de Saúde do Trabalhador, Sindimármore, Sinpospetro, Sintraconst e Sindifer/prevenir.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br