23/11/2017 17h57 - Atualizado em 24/11/2017 10h05

Encontro Estadual discute novidades no tratamento de DST/Aids

Para alinhar a rotina os serviços prestados pelas equipes multiprofissionais dos Serviços de Atendimento Especializado em DST/AIDS do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta quinta (23) e sexta (24) o Encontro Estadual para Equipe Multiprofissionais dos SAE/CTA, que visa organizar os serviços prestados por esses profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos).

O objetivo do encontro é atualizar os profissionais da saúde que atuam no acompanhamento dos pacientes com DST/Aids, para que haja um atendimento integral e de qualidade aos usuários da rede pública, com foco na redução da mortalidade e morbidade, focando também na prevenção a essas doenças.

O evento começou na manhã desta quinta e segue até o final da tarde desta sexta, nas instalações do Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra. Cerca de 120 profissionais participam do encontro.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sandra Fagundes, o encontro tem como objetivo atualizar os profissionais em relação aos novos protocolos que devem ser seguidos pelas equipes multidisciplinares após o diagnóstico das doenças nos pacientes.

Atualmente existem no Estado 26 Serviços de Atendimento Especializado (SAE), espalhados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Guarapari, Serra, São Mateus, Linhares, Castelo, Nova Venécia, Rio Bananal, Sooretama, Guaçuí, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Jaguaré e Barra de São Francisco. Essas unidades trabalham na assistência de pessoas que vivem com HIV/AIDS

 “Neste encontro estamos repassando aos profissionais os novos protocolos para o atendimento a pacientes com Aids, Sífilis e Hepatites. Esse encontro é fundamental pois atualiza o profissional em relação às novidades em termo de protocolos e de tratamentos que chegam ao mercado”, disse Sandra.

Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no primeiro semestre deste ano, entre 1980 a junho de 2016, foram notificados no País 842.710 casos de HIV/Aids.

Ainda segundo o relatório, no país, observa-se um declínio na taxa de detecção de Aids entre os anos de 2006 e 2015 em sete UF, entre elas o Espírito Santo (0,5%).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard