09/09/2025 10h00 - Atualizado em 11/09/2025 13h17

Enfermeiros dos Hospital Estadual Dr. Jayme participam de capacitação sobre tratamento de feridas

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, promoveu a capacitação de 36 enfermeiros, a fim de qualificar e aprimorar os conhecimentos sobre o desbridamento instrumental conservador, técnica que contribui para acelerar o processo de recuperação de pacientes com lesões de pele. O encontro aconteceu no último 03 de setembro e reuniu profissionais da unidade e convidados externos.

Com o nome “Desbridamento de feridas: prática baseada em evidências”, o curso foi organizado pelo setor de Educação Continuada/Permanente do Hospital Dr. Jayme e ministrada pela enfermeira Pauline Sotta, especialista no tema.

“Pacientes que permanecem internados por longos períodos apresentam maior risco de desenvolver lesões de pele, como as chamadas feridas por pressão. Por isso, acredito que o curso é de grande valia e relevância, já que capacita os enfermeiros para atuar de forma mais eficaz no cuidado desses pacientes”, explicou a diretora de Cuidados Integrais do Hospital Jayme, Alessandra Bernardino.

A enfermeira da Educação Continuada/Permanente, Dyoce Faria, esclareceu ainda que, com o domínio de técnicas atualizadas, os profissionais podem identificar precocemente as lesões, aplicar o tratamento adequado e realizar o desbridamento de maneira segura, contribuindo para reduzir complicações, acelerar a cicatrização e melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados. “A qualificação contínua da equipe reflete diretamente em uma assistência de enfermagem mais resolutiva e humanizada”, pontuou Dyoce Faria.

O curso foi dividido em dois momentos. No primeiro, os profissionais tiveram acesso aos conteúdos teóricos sobre fisiologia da pele, tipos de lesões e novas tecnologias disponíveis para o tratamento e, posteriormente, o momento com foco na prática, com a realização de exercícios em estações de treinamento que permitiram aos enfermeiros experimentar técnicas modernas e o uso de instrumentos específicos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard