30/03/2023 09h00

Equipe de bucomaxilofacial do Hospital São Lucas ocupa o segundo lugar em cirurgias no Brasil

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, tem muito a comemorar. Além das premiações nacionais recebidas em 2022, a unidade fechou o ano com o segundo lugar da equipe de cirurgia bucomaxilofacial em volume de cirurgias, considerando todo o país. Os dados finais foram disponibilizados pelo DataSUS, um sistema de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) que coleta, processa e dissemina informações sobre a saúde no Brasil, possibilitando as comparações entre diferentes especialidades e hospitais.

Em um comparativo realizado com os mais de 450 hospitais públicos no País que atendem a especialidade, a equipe do HEUE foi responsável pelo segundo maior acumulado de procedimentos entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, totalizando mais de 500 cirurgias ao longo do ano. 

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) é uma especialidade da Odontologia que trata das mais variadas patologias do complexo maxilofacial, que envolvem desde dentes inclusos e implantes dentários até fraturas complexas de face, deformidades maxilares e distúrbios da articulação temporomandibular.

“É uma equipe coesa, compromissada e muito organizada, além de dotada de grande capacidade técnica. Não surpreende que tenha conseguido um feito tão impressionante, afinal (a equipe) tem qualidade para isso. Agora estamos trabalhando para, em breve, ter uma residência da especialidade aqui no hospital São Lucas, de forma a beneficiar ainda mais a população com a formação de excelentes profissionais”, comemorou o diretor-técnico, o médico Alexandre Bittencourt.

O coordenador da equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital São Lucas, Felipe Firme Igreja, enfatizou a importância da especialidade para um hospital com o perfil do São Lucas, que atende traumas de pequena, média e alta complexidade, além de ser a referência para urgência e emergência. Ele também explicou que a organização e a qualidade técnica da equipe foram fundamentais para a conquista.

“Somos um time de nove cirurgiões bucomaxilofaciais totalmente empenhados em oferecer o que há de melhor aos pacientes, tanto nas cirurgias eletivas quanto nos casos de urgência e emergência. É uma especialidade de extrema importância para o perfil do hospital e ficamos muito felizes com o reconhecimento do esforço da equipe”, disse Igreja.

 

Programa de estágio e residência

Além do destaque no volume cirúrgico e nas técnicas inovadoras utilizadas em 2022, como cirurgias de artroscopia e utilização de próteses personalizadas com a ajuda de impressora 3D, a cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ ainda recebeu destaque pelo programa de estágio, que contribui com a aprovação dos acadêmicos em importantes provas de residência em Minas Gerais e São Paulo.

O programa, o primeiro da história da unidade, teve início em agosto 2021 e tem duração de 10 meses, tendo a primeira turma encerrada em 30 de maio de 2022, após completar uma carga horária de aproximadamente 515 horas.

“Vale ressaltar que o estágio é teórico-prático, ou seja, os acadêmicos acompanharam atividades ambulatoriais, procedimentos em centro cirúrgico, atendimento em pronto-socorro em regime de plantão, participaram de aulas teóricas, seminários e eventos inerentes ao programa de estágio em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial”, explicou a coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), Aparecida Taliule.

A expectativa, segundo a coordenadora do CEP, é que em breve um novo edital seja lançado para a segunda turma de estagiários, ao mesmo tempo em que já tramita a documentação, nos órgãos responsáveis, para que a Residência em Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial seja aprovada e comece a funcionar no hospital em breve.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE) - Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard