29/12/2022 12h24

Equipe do Hospital Estadual Dório Silva participa de capacitação nacional

Com o intuito de garantir o melhor atendimento aos cidadãos capixabas e desenvolver estratégias de fortalecimento nos processos administrativos e assistenciais, profissionais do Hospital Estadual Dório Silva (HEDS) participam do projeto nacional de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e apresentam os resultados significativos da unidade.

Entre as ações realizadas no HEDS está a inclusão de um farmacêutico clínico na equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1. Esse profissional é responsável por acompanhar diariamente as prescrições médicas e definir a conduta correta para a administração do tempo do tratamento ideal e o ajuste de doses mediante os exames laboratoriais. Com isso, houve uma redução nos custos da área de, aproximadamente, R$ 10 mil mensais.

Além disso, foi avaliado a conformidade da equipe do hospital sobre assuntos relacionados ao local de trabalho, como, por exemplo, o conhecimento efetivo das metas de segurança do paciente e o checklist de cirurgia segura. Entre a primeira avaliação, realizada em agosto de 2021, e a segunda, em novembro de 2022, houve aumento de 46% no consolidado geral, chegando a 57% contra os 11% iniciais.

A primeira etapa do projeto ocorreu nos últimos 18 meses e o encerramento acontece no final de dezembro, e todo o processo teve como foco central a linha de cuidado cirúrgico. Ao todo, foram capacitados, por meio da Educação a Distância (EaD), mais de 230 servidores do hospital que compõem os setores selecionados para a avaliação e o desenvolvimento das atividades. Entre os setores estão Unidade de Terapia Intensiva, Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Farmácia, Central de Material de Esterilização e Equipamentos médicos.

A diretora-geral do Hospital Estadual Dório Silva, Gilmara Sossai Silva, salientou que o projeto proporcionou momentos de união e reconhecimento, reforçando a importância do trabalho em conjunto para garantir o melhor atendimento à sociedade.

“Esse projeto nos trouxe uma perspectiva diferente de tudo que já foi implantado no hospital e mostrou a força de uma equipe determinada e unida. Encaramos esse desafio como uma oportunidade de caminhar positivamente com os atendimentos aos pacientes cirúrgicos, melhorando ainda mais a qualidade do trabalho. Hoje, o Dório está diferente de quando tudo começou, pois o esforço e criatividade das equipes foi a base de tudo”, ressaltou Gilmara Sossai.

A segunda etapa do ciclo vai acontecer durante o ano de 2023. A equipe do projeto nacional de Reestruturação de Hospitais Públicos continuará com o monitoramento dos indicadores e os servidores do Dório Silva vão realizar reuniões e auditórias periódicas para a continuidade do processo de evolução.

Ferramenta de avaliação

Para mensurar o crescimento e empenho das atividades realizadas pelos profissionais no projeto de RHP, foi aplicada a Ferramenta de Avaliação dos Hospitais Público (FAHOSP), com auditorias, monitoramento de indicadores e fortalecimento da comunicação com os demais integrantes atuantes do Dório Silva.

A equipe do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, composta por oito profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, visitou presencialmente a unidade em diversos momentos oportunos e repassaram instruções, com o acompanhamento para a execução das atividades, além de videoconferências e oficinas multiprofissionais remotas.

O grupo de servidores do Dório Silva participante da capacitação também promoveu atividades lúdicas, com os objetivos de envolver os demais integrantes da unidade e promover o sucesso da aprendizagem organizacional, como, por exemplo, a concretização sobre o Dia Mundial da Sepse e as ações relacionadas às metas de segurança do paciente.

Gilmara Sossai acrescentou que, entre as melhorias observadas no hospital, podem ser citadas a restauração dos processos da cadeia medicamentosa, a reestruturação da Educação Permanente e a gestão dos contratos terceirizados.

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais