30/06/2016 10h08 - Atualizado em 30/06/2016 10h15

ES ganha novos especialistas em Gestão Pública em Saúde

O Espírito Santo ganhou, no primeiro semestre deste ano, 35 novos servidores especialistas em Gestão Pública em Saúde. Essa conquista é resultado do investimento feito pelo Governo do Estado, que disponibilizou bolsas de estudo na área, por meio da parceria entre a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e a Emescam.

A pós-graduação foi oferecida para profissionais que atuam na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com formação em nível superior. O objetivo foi promover a capacitação da equipe nessa temática estratégica no âmbito da Política de Saúde. Durante o curso, os pós-graduandos foram estimulados a pensar e desenvolver projetos que pudessem ser aplicados à realidade capixaba.

Parte desses trabalhos foi conhecida na última sexta-feira (24), durante o seminário de encerramento da pós-graduação, realizado no auditório da Emescam, em Vitória. Na ocasião, os alunos puderam apresentar as propostas de intervenção para o público presente, durante um momento de troca de experiências.

O evento contou com a participação do subsecretário da Saúde, Magnus Bicalho Thezolin; da diretora presidente da Esesp, Dangela Bertoldi Volkers; do diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka; de familiares dos alunos, além de outras personalidades que contribuíram para que esta ação fosse concluída.

O subsecretário Magnus Bicalho destacou que garantir a qualidade do serviço prestado é dar retorno àquilo que a sociedade almeja. “Quando a gente trata deste assunto, a gente aborda de que maneira podemos devolver ao cidadão aquele dinheiro que é entregue aos cofres públicos. Esse movimento de qualificação da gestão é uma resposta muito interessante a esse pergunta”, disse.

Este também foi o motivo que levou a Esesp a abraçar tal iniciativa. “A decisão da Escola de Governo em investir nessa formação ocorreu porque a gente acredita na capacitação e no desenvolvimento das pessoas. Isso significa dar oportunidade aos servidores e garantir que o cidadão sinta esse resultado lá na ponta”, salientou Dangela.

Para aqueles que foram beneficiados pela ação, o que fica é o conhecimento e o desejo de mudar e melhorar a cada dia. É o que explicou o chefe da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Vitória, Orley Amaral Cardoso. "O curso trouxe muitos benefícios, principalmente no uso das ferramentas de gestão e das etapas do planejamento. Foi através dessa pós-graduação que consegui ampliar minha visão e melhorar o meu processo de trabalho dentro do setor onde atuo, além de levar isso para as demais instâncias”, concluiu Orley.

Informações à Imprensa:

Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas

Fotos: Asscom/Esesp

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard