22/02/2020 15h00

Espírito Santo amplia critérios no protocolo de investigação de casos suspeitos do Covid-19

Foto: Prefeitura Municipal de São Mateus
São Mateus - carnaval em Guriri.

Com o aumento do número de casos do novo coronavírus em países da Ásia, a Secretaria da Saúde (Sesa), conforme orientações do Ministério da Saúde, realizou mudanças no protocolo de investigação de casos de suspeita de infecção pelo chamado Covid-19. Até então, a definição incluía apenas os casos de pacientes que apresentavam febre e outros sintomas respiratórios, além de histórico de viagens à China ou contato próximo com alguém que tivesse estado naquele país, 14 dias antes do início dos sintomas.

Considerando o início do Carnaval e o aumento do fluxo de viajantes nacionais e internacionais, assim como o fluxo de saída de brasileiros para o exterior, entende-se a necessidade de se aumentar a vigilância com objetivo de identificar possíveis suspeitos de Covid-19, testagem laboratorial em tempo oportuno e identificação precoce de transmissão local em território nacional.

Por conta disso, desde sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, nessa definição, casos de pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorre devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China.

Segundo o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin, o Espírito Santo ainda não registrou nenhum caso suspeito do novo coronavírus. Ele destacou que a partir da comunicação pelo Ministério da Saúde, todo o sistema de saúde do Espírito Santo – público, filantrópico e privado – já foi comunicado sobre a alteração no protocolo e já devem aderir à mudança.

Além disso, Reblin frisou que a equipe do COE já está discutindo a alteração no Plano de Contingência do Estado, que será publicado nos próximos dias.

“Ontem (sexta) mesmo já notificamos todo sistema de saúde do Espírito Santo. A partir do momento que o Ministério da Saúde publica as orientações, os hospitais já são obrigados a realizar as mudanças. A publicação das mudanças em nosso plano é apenas para oficializar. Vamos ter muita movimentação de estrangeiros no País durante o Carnaval e temos que ficar atentos. O Brasil está aumentando a vigilância por conta da chegada desses estrangeiros”, disse.

Situação do Covid-19 no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, no período entre 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu a notificação de 154 casos para investigação de possível Infecção Humana pelo Covid-19. O primeiro caso suspeito no Brasil foi notificado no dia 22 de janeiro de 2020.

Dos 154 casos notificados, 01 (0,7%) caso permanece em investigação como caso suspeito, 51 (33,1%) foram descartados por confirmação laboratorial para outros vírus respiratórios e 102 (66,2%) foram classificados como excluídos, por não atenderem à definição de caso. Destaca-se, no entanto, que todos os casos excluídos estão sendo monitorados conforme protocolo da vigilância da Influenza.

Informações à imprensa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes