19/11/2025 15h24 - Atualizado em 19/11/2025 15h39

Espírito Santo conta com novo e moderno painel de dados sobre as arboviroses

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (19) o painel “Monitoramento das Arboviroses no Espírito Santo”, que traz um novo ambiente virtual com interfaces que apresentam dados diários sobre os casos de dengue, chikungunya, Zika e o oropouche de todo território capixaba. O painel é uma das ações articuladas pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose).

O painel, que pode ser acessado neste link, conta com dados a respeito das quatro arboviroses, tanto aquelas causadas pelo Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e Zika, quanto a causada pelo maruim, como a Febre do Oropouche. Ao clicar em cada aba, o cidadão tem acesso às informações sobre sintomas e ao link para abertura do painel respectivo de cada doença. Os dados são atualizados diariamente, utilizando as informações do sistema de notificação compulsória capixaba, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS).

Em cada painel, é possível acompanhar os dados desde 2022, com exceção da Oropouche, devido ao início dos casos no Estado ter sido registrado em 2024. Os painéis trazem ainda informações a respeito das notificações, casos confirmados e suspeitos, assim como dados por municípios. Além disso, há informações por semanas epidemiológicas, taxa de incidência, óbitos e a evolução dos casos prováveis.

O lançamento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; do subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira e da coordenadora de Estatística do Instituto, Letícia Furtado; do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), o coronel Benicio Ferrari; e do diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Azeredo Cornélio e de profissionais do Prodest, Raphael Dall'Orto e Aline Nogueira.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, os painéis fortalecem ainda mais o trabalho de transparência dos dados em saúde, além de auxiliar no engajamento da população no enfrentamento às arboviroses.

“Logo no início do CICC, discutíamos sobre a importância dos dados e informações a respeito das arboviroses estarem dispostos de forma clara e transparente a toda população, e direcionamos os esforços para o desenvolvimento deste novo painel, com apoio de muitos profissionais em um trabalho intersetorial. Além disso, acreditamos que com mais informações dispostas, a população pode se engajar cada vez mais no enfrentamento a essas doenças”, explicou Hoffmann.

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, pontuou sobre a importância do trabalho conjunto entre as instituições que compõem o CICC. “É relevante para o IJSN o lançamento do Painel de Arboviroses, uma importante iniciativa que integra as ações do CICC. Temos convicção de que políticas públicas mais eficazes nascem do trabalho conjunto entre diferentes áreas e instituições. Por isso, fazemos questão de participar ativamente das reuniões do Comitê, pois reconhecemos a importância do diálogo, da escuta qualificada e da construção coletiva como fundamentos para soluções duradouras e transformadoras para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Lira.

O coordenador estadual da CEPDEC, coronel Benicio Ferrari também ressaltou o papel central da integração para a realização de ações que visam o enfrentamento às arboviroses no Estado. “O CICC de Arboviroses tem um papel fundamental de integração das forças da saúde, defesa civil e segurança para uma resposta rápida e coordenada. Epidemias como a dengue são consideradas desastres biológicos, e a missão da Defesa Civil Estadual é apoiar e articular com os diversos órgãos envolvidos, para ações diretas, concentração de dados confiáveis e mobilização de equipes para reduzir os impactos”, disse o coronel. 

Acesse o novo painel

No banneer do site do Mosquito, mosquito.saude.es.gov.br

ou direto no link: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/niee/arboviroses/monitoramento-das-arboviroses

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar

Camila Ferreira

sesp.ascom@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação do IJSN

Stefhani Paiva Lima

(27) 3636-8066 / 99892-5291

comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard