22/04/2024 17h14

Espírito Santo ganha webdoc sobre o SERDIA

Um web documentário sobre o Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA) – SERDIA, iniciativa do Governo do Estado, implementado pela Secretaria da Saúde (Sesa), foi premiado na 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS – Mucurici – Espírito Santo – “Grupo de Familiares de Pessoas com Autismo e o Fortalecimento das Redes de Cuidado no Âmbito do SUS”.

O documentário foi produzido em março deste ano e lançado no dia 16 de abril, e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sJh3W0eMdQo . O webdoc apresenta uma visão sobre a implementação do SERDIA em Mucurici, município do extremo norte capixaba, com 6 mil habitantes.

O trabalho, com o tema “Grupo de Familiares de Pessoas com Autismo de Mucurici”, que originou o webdoc, foi apresentado no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS), em julho de 2023, em Goiânia, e mostra um olhar especial sobre o serviço para pessoas com Autismo na cidade e região. Com o serviço, foi possível ampliar o acesso de pacientes, evitando o deslocamento para grandes centros urbanos para receberem tratamento especializado.

Em Mucurici, o SERDIA acontece vinculado diretamente como um serviço dentro de uma Unidade de Saúde (US) e conta com uma equipe formada por uma psicóloga, um assistente social, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta e um médico. Atualmente, o programa atende um total de 52 usuários ativos em acompanhamento, zerando os pacientes aguardando regulação para a especialidade.

SERDIA

A implementação do SERDIA no Espírito Santo busca por uma saúde mais inclusiva e humanizada. Desde a instituição da política pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Portaria Nº 159-R, de 20 de dezembro de 2022, tem sido possível constatar os impactos positivos dessa iniciativa na vida das pessoas com deficiência intelectual e TEA, bem como de suas famílias e cuidadores.

O SERDIA surge como uma política estadual inovadora, visando a ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) e ta erritorializar o atendimento à pessoa com deficiência intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Uma abordagem centrada na pessoa, buscando garantir não apenas o acesso, mas a qualidade e a adequação dos serviços oferecidos.

Um dos princípios fundamentais do SERDIA é a facilitação do acesso, por meio da Atenção Primária, utilizando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como ponto de entrada. Essa estratégia não apenas torna os serviços mais acessíveis geograficamente, mas também fortalece a integração entre diferentes níveis de atenção à saúde, garantindo um acompanhamento mais completo e eficaz.

Dos 78 municípios do Estado do Espírito Santo, 31 municípios já manifestaram interesse em aderir à Política de Cofinanciamento dos SERDIA, representando uma adesão de 40% em todo Estado, dos quais 22 já estão habilitados e receberam o recurso.

Os dez municípios que já estão em funcionamento são Anchieta, Baixo Guandu, Brejetuba, Iúna, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

Os municípios que estão em fase de implantação do serviço são Águia Branca, Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Ibiraçu/Fundão, Jerônimo Monteiro, Linhares, Muniz Freire e Piúma.

SERDIA em Baixo Guandu

O município de Baixo Guandu recentemente também celebrou a adesão rumo à inclusão no SERDIA, no dia 12 de abril. Em parceria realizada com a Prefeitura de Baixo Guandu, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) APAE inaugurou o Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (SERDIA) no município, oferecendo diversos profissionais para as crianças, evitando o deslocamento ao município de Colatina.

A parceria visa a oferecer suporte e cuidado especializado, além de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida de cada indivíduo atendido no ambiente meio familiar.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos