Espírito Santo participa de Encontro Nacional de Residência Médica em São Paulo

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, representou o Espírito Santo no 1º Encontro Nacional do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), coordenado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em São Paulo. Com o tema “Implantando a Mudança”, o evento foi realizado nessa quinta-feira (19). O secretário foi convidado pela organização do evento para ser um dos mentores da mesa.
Na ocasião, foram apresentadas diversas iniciativas positivas e discutidas a estruturação da residência médica nos Estados. O evento teve a participação de aproximadamente 800 gestores de programas de residências em saúde. Também foram apresentadas as propostas de intervenção desenvolvidas, além de garantir parcerias de apoio na construção e implementação de intervenções que qualifiquem o exercício da preceptoria e da gestão de programas de residência, contribuindo para a articulação entre academia e os serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para uma das coordenadoras do IEP/HSL, Roseli Ferreira da Silva, o Espírito Santo está desenvolvendo um trabalho de excelência. “O convite ao secretário Nésio foi feito pela sua expertis na área, bem como sua plena acreditação e luta pelo SUS. Este evento é para discutir a implantação de mudanças que vão impactar na melhoria do SUS em todo o país. Nésio tem uma história de apoio, estratégia e planejamento de implantação de residências que agora está aplicando no Espírito Santo, onde está como gestor. Temos visto que tem feito a diferença com sua capacidade de articulação. Prova desse trabalho é o avanço com a implantação do ICEPi e vários outros projetos inéditos. Isso é fantástico para melhoria da rede!”, pontuou.
Ampliação do programa de residência no Estado
Um dos investimentos da Secretaria da Saúde (Sesa) neste ano foi a criação de 10 novos programas de residência médica e multiprofissional. Estes programas possibilitarão, já a partir do próximo ano, que sejam ofertadas mais vagas de residência médica e multiprofissional nos hospitais da rede. Das atuais 40 vagas em pediatria, que são disponibilizadas no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG), em Vitória, a previsão é que sejam instituídas mais de 200 vagas em outras unidades.
“É inaceitável que com uma rede de saúde pública tão grande como a nossa só tenhamos um programa de residência. Por isso, trabalhamos muito este ano para mudar esse quadro. Nos organizamos, montamos programas, nos estruturamos financeiramente e solicitamos o credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Já recebemos visita de profissionais que fazem a vistoria para a certificação e estamos muito confiantes que em janeiro teremos mais um avanço na saúde pública capixaba com a aprovação das nossas residências médicas e multiprofissionais”, disse o secretário Nésio.
Os programas que estão em análise para serem instituídos são: Residência em Medicina de Família e Comunidade Colatina; Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Residência Médica em Psiquiatria; Residência Multiprofissional em Saúde Mental; Residência em Enfermagem Obstétrica; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva; Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos; Residência Médica em Acupuntura; Residência Médica em Homeopatia; e Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643