18/04/2021 11h00

Estado começa vacinação contra Influenza para trabalhadores da saúde a partir da segunda-feira (19)

Os trabalhadores da saúde do Espírito Santo poderão iniciar a imunização para a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a partir desta segunda-feira (19), em todo território capixaba. O grupo prioritário da primeira etapa da Campanha tem até o dia 10 de maio para procurar o serviço de saúde municipal para receber a dose contra a gripe. Ainda para a primeira etapa da Campanha, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas também estão sendo vacinadas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, os trabalhadores da saúde fazem parte do grupo que estará com campanhas de vacinação concomitantes, tanto Influenza quanto a da Covid-19. “É importante que o profissional fique atento ao intervalo entre as doses e que, preferencialmente, seja oportunizada a dose contra a Covid-19 e, após 14 dias, seja feita a vacinação contra a Influenza, isso para a primeira ou segunda dose da Covid-19”, explicou.

Segundo a coordenadora, a atenção ao intervalo vale também para que os trabalhadores da saúde mantenham a cobertura de vacinação para Influenza. “É um grupo que ao longo dos anos vem apresentando um bom nível de cobertura de imunização. Precisamos mantê-lo”.

A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é que 471.548 capixabas sejam imunizados nesta primeira etapa da Campanha.

Quem deve se vacinar

Os trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde humana.

Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde com jornada semanal mínima de 16 horas. 

Como documento comprobatório para vacinação dos trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos documentos abaixo relacionados:

I. crachá + declaração do serviço de saúde onde atua;

II. contracheque;

III. contrato de trabalho;

IV. carteira de trabalho;

V. carteira do conselho de classe + declaração do serviço onde atua.

A vacina também será ofertada aos profissionais de saúde autônomos, além dos documentos comprobatórios acima poderá ser apresentada a carteira do conselho de classe e documento comprobatório de atuação na saúde.


Grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza

A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que a primeira etapa se encerre no dia 10 de maio. Em seguida, no dia 11, inicia-se a segunda etapa com a população de 60 anos ou mais e professores, com previsão de término para 08 de junho.

A terceira e última etapa terá início no dia 09 de junho e se estendendo até 09 de julho, e irá contemplar pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

O público-alvo representará, no Espírito Santo, 1.551.830 milhão de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard