13/01/2023 07h00 - Atualizado em 13/01/2023 17h51

Estado implementa sistema on-line para gestão de biblioteca e acesso às bases de dados sobre saúde

O Espírito Santo dá mais um passo importante na estruturação da área de gestão do conhecimento referente aos temas de saúde. A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), lançou um sistema para gestão de biblioteca que automatiza os serviços do setor, além da página que dá acesso às principais bases de dados de artigos científicos.

Os materiais poderão ser acessados pelo público em geral, por meio de uma busca unificada no site do Instituto. Segundo o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, a responsabilidade de ser uma biblioteca de saúde pública vai além de organizar os materiais. Contribuir também para as formações dos profissionais.

“O Instituto tem a responsabilidade de conduzir a política de educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Estamos mais maduros para enfrentar novos desafios nesse sentido”, informou Fabiano Ribeiro.

Além dos materiais disponibilizados on-line, o ICEPi conta com um acervo físico de livros, localizado na sede do Instituto, no Centro de Vitória. O acervo físico está disponível para empréstimo aos servidores da Sesa, profissionais do ICEPi, docentes e alunos dos cursos realizados no âmbito do ICEPi. O empréstimo tem prazo de 15 dias úteis, renováveis por uma vez. A sede do ICEPi fica localizada na Rua Duque de Caxias, 267, Centro de Vitória.


Como funciona:

O coordenador de Biblioteca e Centro de Documentação, Marcelo Schiffler, explicou que a biblioteca do ICEPi utiliza bases de dados de acesso aberto e gratuito, como SciELO, eduCAPES, PubMed e outras.

“Todos podem ter acesso aos resultados de pesquisas, partindo da premissa de que o conhecimento científico é um bem público e deve estar disponível a todos. Acreditamos convictamente no papel da biblioteca como facilitadora da aprendizagem ao longo da vida e em todos os níveis”, completou Marcelo Schiffler.

A pesquisa nas bases de dados é feita por meio da página da biblioteca e a consulta ao catálogo de livros é feita via sistema Koha, que é onde o usuário busca o material e pode se cadastrar para ter acesso completo. O site de acesso às bases e ao sistema é https://icepi.es.gov.br/biblioteca.

No site da biblioteca, também foram reunidos programas que auxiliam na produção de referências bibliográficas e formatação de trabalhos, como FastFormat, METTZER, MyBib, Menthor e outras ferramentas gratuitas.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a biblioteca pelo e-mail icepi.biblioteca@saude.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3198-0208 e (27) 3198-0204.

Desenvolvimento

A página da Biblioteca está inserida no site do ICEPi e foi desenvolvida de forma exclusiva pela equipe do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (PROTICSUS).

O coordenador de Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional, Denis Marchiori, explicou que, antes da implantação do Sistema Koha para a gestão da Biblioteca, houve uma análise de viabilidade técnica para garantir a segurança dos dados, capacidade de processamento e desempenho de utilização do sistema.

“O Sistema Koha é uma ferramenta gratuita de fácil navegabilidade, utiliza linguagem simples e permite que os usuários possam fazer buscas sem a necessidade de cadastro prévio. Além disso, gerencia os processos de empréstimo, renovação, reserva e registro de livros on-line”, detalhou Denis Marchiori.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard