Estado inicia vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores industriais
Em mais uma estratégia para a vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, o Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (15), a antecipação do grupo prioritário formado por trabalhadores industriais, em ato simbólico com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. A solenidade aconteceu na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Vitória.
No Estado, segundo a estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 135 mil trabalhadores da indústria serão imunizados. Os industriais fazem parte dos 28 grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e terão a vacinação antecipada com uso da reserva técnica das doses destinadas à Campanha.
“A estratégia que estamos usando no Governo é avançar sempre na faixa etária e dentro do Plano Nacional, vacinando os grupos prioritários e chegou a vez da indústria. Vocês não pararam nenhum dia e temos que avançar a vacinação nesses grupos que deram uma contribuição maior nessa pandemia. Gostaria de dizer ‘parabéns e muito obrigado’, pois estamos passando por um momento que jamais pensávamos atravessar”, afirmou o governador.
Casagrande reforçou a importância da vacinação em massa da população para a superação da pandemia. “A vacina é a solução! Temos tido a colaboração da população para controlar a transmissão do vírus. Agora vocês estão tomando a primeira dose, mas precisam continuar se cuidando para preservar a vida de quem está próximo”, observou.
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, lembrou que o Espírito Santo é exemplo em todo País nas medidas de enfrentamento à pandemia. “Somos exemplo no atendimento a todas que precisaram de assistência neste período. Não faltou leito, não faltou testagem e agora também na vacinação estamos cumprindo a nossa meta. Seguimos cumprindo a vacinação dos grupos prioritários e também avançando em idades e queremos alcançar o maior quantitativo da população possível com a vacinação contra a Covid-19 para vencermos esta pandemia”, afirmou.
A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, também participou do ato simbólico. “Esse ato de hoje tem grande importância. O setor industrial está inserido dentro do grupo prioritário e vamos conseguir uma abrangência significativa que gira em torno de 120 a 150 mil profissionais. A gente agradece ao Governo do Estado, em nome do governador Renato Casagrande, que teve muita paciência em nos ajudar. Sabemos o quanto essa vacinação é importante para a retomada da economia e para salvar vidas”, destacou.
Definições e operacionalização da vacina
De acordo com a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Nº 116/2021, são empregados registrados nos seguintes setores industriais:
- Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;
- Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos;
- Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;
- Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;
- Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;
- Construção civil;
- Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria.
Em relação à operacionalização, a vacinação será feita nos serviços de saúde de cada município seguindo a estratégia adotada pela cidade de residência do trabalhador. Além disso, foi pactuado pela CIB a utilização de postos volantes nas unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi) nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Cariacica, Aracruz e São Mateus, numa parceria entre Estado, municípios e o Sesi.
Outra estratégia a ser utilizada será a vacinação extramuro realizada em 11 grandes indústrias, que vão realizar a vacinação in loco, são elas: Vale (Vitória), ArcelorMittal (Serra), Suzano (Aracruz e Cachoeiro), Garoto (Vila Velha), Samarco (Anchieta), EDP (Vitória), Imetame (Aracruz), Alcon (Conceição da Barra), Brametal (Linhares), Marcopolo (São Mateus) e Frisa (Colatina).
No momento da vacinação, o trabalhador deverá estar munido de um documento pessoal com foto e o documento comprobatório de sua atividade, sendo aquele que comprove a situação de trabalhador das empresas industriais e de construção civil e a declaração da empresa com indicação de CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] e sua descrição.
Para mais informações, acesse a Resolução CIB Nº 116/2021.
Depoimentos
“Estou muito feliz hoje! Ninguém adoeceu na minha casa, pois tomamos todos os cuidados, mas essa doença assusta muito. Agradeço muito pela oportunidade de ser a primeira do setor industrial a ser vacinada. Tenho apenas sete meses na empresa”, Rafaela Santos Bastos, 32 anos, operadora de área da ArcelorMittal
“É um momento único para todos nós. Vivenciamos dias muito difíceis durante essa pandemia e hoje o sentimento é de gratidão e muita alegria. Toda minha família comemora comigo hoje!”, Marcela Amista, 29 anos, especialista em desinterização da ArcelorMittal
“Nós que trabalhamos no setor industrial de alimentos, que não parou nem um dia durante essa pandemia, ficamos muito gratos por esta solenidade de vacinação. É um dia muito importante, que representa saúde para todos”, Lucas Gonçalves, 30 anos, operador de logística da Buaiz Alimentos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br