12/10/2019 13h19

Estado Presente: Sesa faz orientações à população sobre a importância do aleitamento materno

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, participou, neste sábado (12), da 1ª Ação Integrada pela Cidadania, que faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, promovido pelo Governo do Estado. Foram oferecidos serviços de orientação e cuidados à saúde da população durante a ação realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC), no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha.

Foram oferecidos testes rápidos de glicemia e detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientações sobre a prevenção de arboviroses, aferição de pressão arterial, conscientização sobre a importância da vacinação e ações educativas de saúde bucal.

Aproveitando as comemorações pelo Dia das Crianças – celebrada neste sábado –, a equipe da Sesa promoveu ações de orientações sobre a importância da amamentação tanto para as crianças, quanto para as mães, além da importância da imunização, dentro do Espaço Primeira Infância.

“É importante orientarmos as mães e as famílias sobre a o papel essencial do aleitamento materno, visto este ato fortalece o vínculo da mãe com o bebê, além de promover o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, reduzindo a morbi-mortalidade infantil. Além de ser fundamental para a saúde das mães”, explicou a pediatra e coordenadora técnica da Saúde da Criança, da Sesa, Edna Vaccari.

Informações à imprensa:

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes