23/10/2023 17h53 - Atualizado em 01/11/2023 11h14

Estado recebe primeira reunião de articulação para a eMulti intermunicipais

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebe, ao longo desta semana, uma equipe técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, para as primeiras reuniões de articulação para a implementação das eMulti intermunicipais, projeto que visa à expansão da ação multiprofissional na Atenção Primária.

“O Ministério da Saúde traz ao Estado uma proposta que vai ao encontro das políticas que atuamos e trabalhamos, que é a de regionalização do acesso à saúde. Vamos nos reunir nestes dias para a formulação de um Plano Estratégico, a fim de pensar em ações que poderão auxiliar o Espírito Santo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

O objetivo do encontro é a formulação de um Grupo de Trabalho (GT) para propor o Plano Estratégico de ampliação das eMulti intermunicipais. Os encontros acontecem entre estas segunda-feira (23) e quarta-feira (25).

O representante técnico da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, José Maria Justo, informou que a proposta do projeto acontece a partir da Portaria do Ministério da Saúde, que institui as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, apresentada em maio deste ano.

“As equipes da eMulti atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária, com atuação corresponsável pela população e o território, em articulações intersetoriais com a Rede de Atenção à Saúde”, afirmou.

Ao final do encontro, será definida a priorização dos municípios e regiões para a adesão ao programa. Uma segunda visita está prevista para este ano ainda, para a realização de diálogo com os municípios.

eMulti e eMulti intermunicipal

Por meio da Portaria GM/MS Nº 635, de 22 de maio de 2023, o Ministério da Saúde institui incentivo financeiro federal de implantação e custeio para as equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – eMulti.

As eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes Atenção Primária à Saúde.

Com as ações das equipes, o objetivo é estabelecer uma complementaridade do cuidado diretamente com a APS, reduzindo o encaminhamento de estruturas de regulação. Entre os componentes do eMulti, tem-se a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação.

A eMulti intermunicipal é formada por diferentes municípios que, juntos, precisam ter, no mínimo, dez equipes de eMulti, com a oferta de atendimento no próprio território. Dessa forma, visa também a reduzir o fluxo de pacientes, acessando serviços em localidades mais distantes, além de fortalecer a regionalização do acesso.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo