04/07/2019 12h06 - Atualizado em 05/07/2019 14h24

Municípios do Espírito Santo recebem recursos para ampliar a Atenção Primária

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, esteve em Brasília para participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Durante o evento, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, assinou um termo de ampliação de recursos para a cobertura da Estratégia Saúde da Família 2019, voltadas para ações de prevenção e promoção da saúde nos municípios. O encontro teve início nessa segunda-feira (2) e segue até esta sexta-feira (5).

Ao todo serão credenciadas 9.987 equipes de serviços de atenção primária da saúde, em todo o Brasil. No Espírito Santo serão 1.992 novas equipes ou serviços de Atenção Primária, que atenderão a 63 municípios, com 1.243 agentes comunitários de Saúde, 389 equipes de Saúde da Família, 355 equipes de Saúde Bucal, um Centro Especializado em Odontologia e quatro Laboratórios de Próteses Dentárias. Cada equipe de estratégia da saúde da família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de Enfermagem, e de três a seis agentes de saúde, e cobre uma área com até 4 mil habitantes, totalizando 1.556.000 pessoas atendidas.

“Maior aumento de cobertura da atenção primária da história do Espírito Santo! O Espírito Santo sairá da 6ª pior cobertura do Brasil para disputar, no primeiro ano de gestão, a 3° ou a 2° melhor colocação do País!”, disse o secretário Nésio Fernandes.

Os municípios terão quatro meses para implantar as equipes, e terão apoio do governo federal com no novo Mais Médicos e do Governo do Estado do Espírito Santo com o o Programa de Qualificação da Atenção Primária, que contará com a Formação de Médicos de Família e Comunidade e da Equipe multiprofissional, oferecidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Confira o link das portarias de nº 1.536, nº 1.551 e nº 1.670, ambas de 1º de julho de 2019, do Ministério da Saúde, com os municípios do Espírito Santo que foram contemplados com recurso para ampliação da Atenção Primária.

Consems/ES em Brasília

Na tarde desta quarta-feira (03), o secretário de saúde, Nésio Fernandes, esteve reunido, em Brasília, com representantes do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Consems/ES), durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Estiveram presentes representantes de 39 secretarias municipais do Estado. Na pauta, o Programa de Regulação Formativa; a Qualificação da Atenção Primária em Saúde; as Pactuações de Contrapartidas dos municípios; e a Bolsa-Formação de médicos (provimento de bolsa-formação de residentes).

Segundo o presidente do COSEMS/ES e secretário municipal de Nova Venécia, André Fagundes, a reunião “realça o compromisso do Estado e do Consems/ES em estar debatendo constantemente as ações em benefício da população”.

Fagundes destacou que a reunião “só veio enriquecer o elo de confiança que tem entre o COSEMS/ES e o Estado para dar sequência e agilidade a todo processo que vem sendo apresentado”, afirmou.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro