Estímulo para uma vida mais saudável no Dia Mundial Sem Tabaco

Para estimular funcionários, visitantes e pacientes a adotarem hábitos saudáveis, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, está promovendo ao longo desta terça-feira (31), teatro, alongamentos e conscientização sobre as causas do cigarro no organismo. As atividades fazem parte das ações para o Dia Mundial Sem Tabaco.
O dia começou com o incentivo para exercitar o corpo. Os fisioterapeutas do hospital fizeram alongamento e ensinaram técnicas de respiração aos colaboradores. O médico do trabalho, José Norões Júnior, também deu orientações aos profissionais sobre a necessidade de praticar exercícios físicos, o que também contribui no processo para quem quer parar de fumar.
“O exercício físico é capaz de produzir endorfinas e proporcionar sensação de bem-estar. O resultado disso tudo é a melhora da autoestima, além do benefício de servir de incentivo para quem deseja parar de fumar”, explica o médico.
A ação no hospital também conta com uma atividade lúdica e tem a presença de um colaborador “vestido” de cigarro. O teatro será realizado nesta terça (31), às 14h no corredor da Unidade de Internação, no primeiro andar. A ação aconteceu também às 9h30, na recepção dos ambulatórios.
A auxiliar administrativa, Karla Evangelista, faz parte da peça teatral e explica que o roteiro foi criado pelos próprios colaboradores da unidade. “É uma peça curta e educativa. O roteiro consiste em uma pessoa que tem intenção de parar de fumar e a outra que largou o cigarro há um ano e está feliz com os resultados. Vamos unir um pouco de humor com orientações importantes”, comenta Karla.
A ação desenvolvida no Hospital Estadual de Urgência e Emergência faz parte das diversas atividades que estão sendo implementadas com objetivo de estimular uma vida saudável, interação entre os profissionais e os usuários. Além da ginástica laboral e teatro, serão distribuídos folhetos educativos.
Qualidade de vida
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) divulgou no dia 19 de maio deste ano, o resultado de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra.
Com o tema “Cigarro x Tempo de Vida”, o estudo afirma que as pessoas perdem em média, 11 minutos de vida por cigarro fumado e até um dia e meio por pacote. Se a pessoa tem o hábito de fumar um maço diariamente, a expectativa média de vida é reduzida aproximadamente em 9 anos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência
Elisângela Gonçalves
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br
(27) 3198-6363
Foto: Comunicação/HEUE