14/07/2017 17h42 - Atualizado em 14/07/2017 17h52

Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde acontecem na próxima semana

Nas próximas terça (18) e quarta-feira (19), acontece a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. O encontro vai falar sobre os desafios para os cuidados com a saúde da mulher e o papel do Estado neste processo.

Entre os palestrantes estão a conselheira do Conselho Nacional de Saúde Madalena Margarida da Silva, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, a chefe do Núcleo Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador e coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Liliane Santana, a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Márcia Valéria de Souza Almeida, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Edna Calabrez Martins.

Já de 20 a 22 acontece a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, cujo objetivo será propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde, e contará  com a presença do Dr. Pedro Ivo Ramalho, assessor da presidência da ANVISA, que fará a conferência de abertura, com a participação da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, do médico epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Romildo Luiz Andrade, da gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, e da ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) e membro da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde, Célia Machado Gervásio Chaves.

De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES), Alexandre Fraga, cada encontro deverá reunir aproximadamente 300 participantes entre delegados, convidados e autoridades.

As conferências serão realizadas no Hotel Praia Sol, que fica na Rua Eudólio Cruz, 01, Nova Almeida, Serra.

 

Programações

Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Dia 18

7h30 às 12h – credenciamento

9h – Cerimônia de abertura

10h30 – Conferência de abertura - “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. Conferencista: Madalena Margarida Da Silva, conselheira do Conselho Nacional de Saúde

12h – intervalo

13h30 – mesa-redonda

- “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” - Prof. Julio Pompeu, secretário de Estado de Direitos Humanos.

- “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres” - Dra. Liliane Santana, chefe do Núcleo Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador e coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

- “Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” - Profª Márcia Valéria De Souza Almeida, do Departamento de Enfermagem da UFES.

- “Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social” - Edna Calabrez Martins, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIMES)

16h30 – intervalo

17h – Plenária temática

19h – Encerramento do dia

 

Dia 19

8h – plenária temática

12h – intervalo

14h – plenária final

16h – intervalo

16h30 – eleição de delegados(as)

18h – priorização de propostas

19h – Encerramento

 

Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde 

Dia 20

10h às 15h – credenciamento

12h – intervalo

14h – Cerimônia de abertura

15h às 16h – credenciamento de delegados suplentes

15h30 – conferência de abertura - “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro” – Dr. Pedro Ivo Ramalho, assessor da Presidência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

16h30 – intervalo

17h – Mesa Temática I

- “O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS” – Ethel Maciel, vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

- “Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde” - Dr. Romildo Luiz Andrade, médico epidemiologista da Sesa

19h – Encerramento do dia

 

Dia 21

8h – Mesa Temática II

- “Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde” - Gilsa Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde da Sesa

- “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde” -Dra. Célia Machado Gervásio Chaves, membro da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS do Conselho Nacional de Saúde e ex-presidente do CES/RS

10h30 – Plenária Temática

12h – intervalo

14h – Plenária Temática

16h30 – intervalo

19h – Encerramento do dia

 

Dia 22

8h – Plenária final

10h – Eleição dos delegados à etapa nacional

11h30 – Priorização das propostas

13h – Encerramento

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard