29/07/2021 19h00

‘Eternizando o Momento’: gestante ganha ensaio fotográfico dentro do Hospital Dr. Jayme

O cateter no braço denuncia que Liviana de Jesus, de 39 anos, continua internada na Maternidade de alto risco do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Com 32 semanas de gestação e internada há mais de 30 dias, sem perspectiva de alta hospitalar, ela precisou desmarcar o ensaio fotográfico de acompanhamento da gestação.

“Eu estava bem desanimada, porque já tinha marcado de fazer as fotos do final da gravidez, mas eu não esperava que a Aurora fosse querer nascer tão cedo. Estou há bastante tempo internada e a previsão é de que eu receba alta com minha filha nos braços”, explicou a mamãe.

A situação chamou atenção da Equipe Multidisciplinar da unidade que a acompanha e inspirou os profissionais na criação do projeto “Eternizando o Momento”, que tem como objetivo fortalecer emocionalmente as gestantes, impactar na qualidade da vivência da maternidade e garantir um investimento materno no bebê.

“Com a hospitalização, a mulher precisa ressignificar as expectativas e idealizações da gestação. Percebemos a necessidade de minimizar as angústias e ofertar o sonho de registrar esse momento durante a internação. Acreditamos que esse ensaio fotográfico possa ainda fortalecer a relação materna e fetal”, comentou a idealizadora do “Eternizando o Momento”, a psicóloga Geiziane Menezes.

O projeto “Eternizando o Momento” atende as gestantes que vivenciam uma internação de alto risco prolongada. Junto à equipe médica e a de Enfermagem, a Psicologia analisa as pacientes que contemplam os critérios do projeto e, por meio do suporte da Assessoria de Imprensa da instituição, realiza o ensaio fotográfico para as mães no próprio hospital. “Após o ensaio, nós entregamos quatro fotos tratadas e impressas, além de todas as outras via aplicativo de mensagem”, explicou a psicóloga.

E será que Liviana gostou? “Eu gostei muito. Foi muito importante para mim. Há pouco tempo perdi um bebê de apenas quatro dias de vida, registrar esse momento me deixa extremamente feliz, porque eu estava muito ansiosa por essas fotos”, disse a paciente.

Ensaio fotográfico: a paciente estava em ambiente aberto, com distanciamento adequado para a fotógrafa, não havendo outras pessoas acompanhando. A equipe segue todos os cuidados sanitários.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Claudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br      

 

Assessora de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7552

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard