04/05/2016 11h51 - Atualizado em 04/05/2016 11h53

Evento-teste paralímpico e clínica de rugby em cadeira de rodas  

Atletas paralímpicos das equipes masculina e feminina de basquete em cadeira de rodas do Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes) participam, de sexta-feira (6) a domingo (8), de uma série de jogos amistosos. As partidas serão realizadas no ginásio poliesportivo da Emescam, em Vitória, e a entrada é franca.

De acordo com o coordenador técnico do Irefes, Martoni Sampaio, a proposta é dar ritmo de jogo às quatro atletas do Estado que se apresentam à Seleção Brasileira para disputar uma série de amistosos contra a Argentina, entre os dias 15 e 22 de maio, no Rio de Janeiro. “Serão os últimos jogos antes de embarcarem para o Torneio do Colorado, nos Estados Unidos. A competição será entre os dias 1º e 8 de junho e terá a participação das seleções do Brasil, Canadá, EUA e China”, declarou Sampaio.

Ele destacou ainda que as partidas vão servir como um evento-teste para o ginásio da Emescam, reinaugurado recentemente após uma ampla reforma. “O espaço passou por intervenções na arquibancada e banheiros para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. As linhas demarcatórias da quadra também foram concebidas dentro das regras paraolímpicas para que o local esteja apto a receber esse tipo de competição”, ressaltou.

Clínica de rugby

Durante o evento, os jogadores do Irefes participam de uma clínica de capacitação com o treinador da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e técnico da equipe do Minas Quad Rugby, Rafael Botelho Gouveia.

As aulas, que incluem atividades teóricas e práticas, também vão contar com a presença do atleta armador da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas Davi Abreu.

Segundo o coordenador técnico do Irefes, a clínica faz parte do cronograma de preparação da equipe capixaba para o IX Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, que será realizado entre os dias 16 e 22 de maio, no Sesc de Guarapari.

 

Confira a programação:

 

Sexta-feira (6)

18 horas - jogos testes com as equipes masculina e feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas do Irefes

 

Sábado (7)

9 horas - jogos testes com as equipes masculina e feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas do Irefes

11 horas - Jogo das Mães com a participação das paratletas da equipe feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas do Irefes

17 horas - Clínica de rugby em cadeira de rodas com o técnico da Seleção Brasileira e jogadores da Seleção Brasileira e Capixaba.

 

Domingo (8)

10 horas - Clínica de rugby em cadeira de rodas com o técnico da Seleção Brasileira e jogadores da Seleção Brasileira e Capixaba.

 

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes)

Contato: (27) 3026-3415 – Juliana Gomes

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Foto: Divulgação/Irefes

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard