16/05/2025 10h59

Experiência capixaba na Saúde do Trabalhador é selecionada para apresentação em congresso internacional

A experiência exitosa de profissionais que atuam no Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), da Secretaria da Saúde (Sesa), sobre o uso de uma ferramenta para gerenciamento de atividades, foi um dos trabalhos selecionados para apresentação no III Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde. A apresentação aconteceu nessa quinta-feira (15), na Universidade de Brasília (UnB).

O relato de experiência, intitulado “Uso da ferramenta Trello no monitoramento dos óbitos por acidente de trabalho no Espírito Santo”, foi um dos 30 trabalhos selecionados entre outras 100 pesquisas inscritas do Brasil e de diferentes países para submissão no evento. Neste ano, o Congresso discutiu a temática sobre tecnologias digitais, longevidade e inovação na gestão de serviços públicos de saúde.

O trabalho capixaba descreve a atuação dos profissionais do NEVISAT na utilização do Trello como uma ferramenta para fortalecer a articulação entre o nível central da Sesa e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) regionais otimizando o registro, o acompanhamento e a investigação dos óbitos por acidentes de trabalho em todo Estado. O Trello é uma conhecida ferramenta disponibilizada digitalmente voltada à organização e gerenciamento de tarefas, e que ajuda indivíduos e equipes a planejar, acompanhar e executar projetos de forma visual e intuitiva.

“Com o uso do Trello, foi possível organizar as informações de forma mais clara, definir responsabilidades e prazos, e garantir maior eficiência na gestão dos casos. Como resultado direto da iniciativa, a cobertura das investigações de óbitos por acidentes de trabalho chegou a 87%, em 2024, superando com folga a meta inicial de 60%”, detalhou o chefe do Nevisat, Frederico de Freitas. A cobertura nas investigações, segundo o profissional, é a proporção de casos investigados com inspeção no local do acidente.

A apresentação durante o Congresso foi feita pela fisioterapeuta do NEVISAT, Thais Dadalto. “A ferramenta centraliza e organiza o registro dos casos a serem acompanhados e monitorados. Com uso da ferramenta, o NEVISAT consegue acompanhar em tempo real o andamento das investigações e as estratégias utilizadas pelas equipes”, explicou Dadalto.

Desta forma, com o acompanhamento das ações em tempo real, as equipes estaduais e regionais realizam intervenções mais assertivas, eficientes e em tempo oportuno, além de proporcionar o cálculo de indicadores por meio dos registros.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard