ExpovigES se consolida como a maior edição dos últimos 14 anos e tem 18 experiências exitosas em Vigilância em Saúde premiadas
A 5ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (ExpovigES) se consolidou como a maior já realizada desde a sua primeira edição, ainda em 2012. Finalizada na última quinta-feira (18), a 5ª ExpovigES superou as edições anteriores em número de trabalhos inscritos, apresentações e de experiências premiadas.
Neste ano foram 133 trabalhos científicos e relatos de experiência submetidos e 18 premiados, entre experiências municipais e em nível central da Secretaria da Saúde (Sesa).
“Esse crescimento mostra a importância que o evento tem para os profissionais, especialmente os que trabalham diariamente em prol do fortalecimento da Vigilância em Saúde capixaba, e traduz também o amadurecimento científico e o crescimento na produção de novas iniciativas tanto a nível estadual quanto municipal de uma vigilância que identifica riscos, acompanha agravos e orienta ações para prevenir doenças e proteger a população”, comemorou o subsecretario de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.
A 5ª ExpovigES aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho, na Serra. O evento foi realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, e aconteceu em prol do fortalecimento da vigilância capixaba e reúne profissionais de todo o Espírito Santo.
Para esta edição, foram 18 experiências premiadas, superando em mais de 60% os 11 trabalhos premiados na última edição, que aconteceu em 2023. O que chama atenção também é o aumento significativo no número de trabalhos inscritos entre a última edição e a deste ano.
A 4ª edição contou com 47 trabalhos inscritos, sendo 29 deles selecionados para apresentação oral. A 5ª edição contou com 133 iniciativas submetidas com 54 delas apresentadas para a Mostra Competitiva.
Ao todo, nesta edição, 21 municípios participaram somando 65 trabalhos. Em nível estadual, foram 68 trabalhos, contemplando profissionais das regionais, do nível central da Sesa e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde.
Para o coordenador da Comissão Científica da ExpovigES, que é referência técnica do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (NEVA/SESA), Gilton Almada, a 5ª edição ficou marcada pela “representatividade”. “Foi uma edição que tivemos a participação de trabalhos de municípios da região Metropolitana e do interior, além da presença das quatro superintendências regionais de Saúde do Estado”, explicou.
Os trabalhos premiados foram divididos nas modalidades municipal e estadual, com nove áreas temáticas cada. Na modalidade municipal destaque para a Área 04, de “Integração das ações de Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde”, com 21 experiências submetidas. O trabalho premiado foi da Secretaria Municipal de Saúde de Afonso Cláudio, intitulado “Inovação na vigilância antirrábica de Afonso Cláudio: implantação de receituário padronizado na rede municipal de saúde, da autora Rejane Reblin de Souza Carvalho.
Já em nível estadual, o destaque ficou com as áreas 13 e 14, que juntas somaram 17 trabalhos submetidos e que abordaram a temática sobre “Vigilância Sanitária” e “Trabalhador e da Trabalhadora”, respectivamente. Na área 13, a experiência premiada foi sobre o “Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos e proteção à saúde: construção de modelo de estratificação de alimentos para amostragem”, da servidora Aline Carvalho Salvador Medeiros que atua no Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS/SESA). Já na área 14, o destaque foi a experiência intitulada “Fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador e trabalhadora com planejamento e execução de apoio técnico institucional na Região Central de Saúde do Espírito Santo (2024/2025)”, da servidora Daniela de Souza Casotti, que atua na Superintendência Regional de Saúde Central.
Neste link estão os trabalhos premiados em cada modalidade e áreas temáticas. E neste link o subsecretário Orlei Cardoso fala sobre o encerramento do evento.
Fotos dos profissionais e trabalhhos premiados neste link.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos