Faixa etária do público-alvo será ampliada na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 2020

O Ministério da Saúde anunciou, por meio de ofício enviado aos representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde, as modificações no calendário de vacinação de 2020. Entre elas, está a ampliação da faixa etária na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.
Atualmente, o calendário nacional de vacinação tem como público-alvo pessoas entre 1 a 49 anos para receber a vacina contra o sarampo. A partir do próximo ano, na segunda etapa da campanha contra o sarampo, que ocorrerá no mês de agosto, a idade máxima para a vacinação será de até 59 anos de idade.
A coordenadora do Programa de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, explica que essa alteração visa a interromper a circulação do vírus do sarampo e garantir altas coberturas vacinais, impedindo o surgimento de casos da doença.
A coordenadora destaca que as faixas etárias com maior taxa de incidência do sarampo no país são as crianças menores de 5 anos e os jovens de 20 a 29 anos. Entretanto, a ampliação da vacinação é importante para interromper a cadeia de transmissão da doença.
“O público de 50 a 59 anos não representa um grupo com alta taxa de incidência do sarampo, mas essa atualização é necessária. À medida que os anos vão passando, a população que teve o contato com o vírus também vai envelhecendo, por isso é preciso corrigir essas faixas etárias. Desta forma, diminuímos a transmissão da doença”, sinaliza Danielle Grillo.
Início da campanha de 2020
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, será entre os dias 10 de fevereiro a 13 de março de 2020. Nessa fase, será atualizada a caderneta de vacinação da população na faixa etária entre 5 a 19 anos. O dia D de mobilização acontece no dia 15 de fevereiro.
Já a segunda etapa ocorrerá entre os dias 03 a 31 de agosto de 2020. Nesse período, serão imunizadas as pessoas entre 30 a 59 anos de idade. O dia D de mobilização será no dia 22 de agosto.
Dados sarampo
A Secretaria da Saúde (Sesa) registrou, até esta quinta-feira (12), um total de 293 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 285 casos foram descartados, dois foram confirmados e seis seguem em investigação.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643