04/07/2019 10h48 - Atualizado em 04/07/2019 10h49

Família é tema de encontro de “Cuidados Paliativos” do Hospital Dr. Jayme

O tema Cuidados Paliativos voltou a ser discutido no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Dessa vez, o encontro teve como foco a família, na travessia entre a descoberta da doença e o momento de luto. Acadêmicos, médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar participaram do bate-papo.

A sensibilização trouxe, ao auditório do Hospital Dr. Jayme, o geriatra e paliativista Alexandre Constantino de Santana que contou sobre sua experiência, apresentou dados e falou, principalmente, sobre o processo de comunicação e abordagem familiar. 

“Paliar é, simplesmente, aliviar a dor e o sofrimento de um paciente em que o tratamento curativo seja impossibilitado. Entretanto, esse paciente é parte de um núcleo familiar que requer cuidados. A escuta sensível é o primeiro caminho para uma aproximação de qualidade com a família. Algumas técnicas são importantes nesse momento. Empatia é fundamental”, explicou Santana.

O médico disse ainda que equipe que trabalha com a paliatividade precisa estar coesa e preparada para as muitas problemáticas que aparecem. “O paliativismo não é feito somente pelo médico e, sim, por uma equipe multiprofissional. Todos precisam ter o mesmo objetivo que é diminuir o sofrimento, a dor e outros sintomas, levando sempre em consideração as esferas social, espiritual, física e psicológica de pacientes e familiares”, argumentou.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 3331-7552
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard