15/04/2025 11h00

Farmácia Clínica do Hospital Estadual Dr. Jayme é premiada pelo impacto positivo em mil vidas

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, foi reconhecido com um troféu especial pela marca de mil vidas impactadas de forma positiva, por meio do uso da ferramenta de inteligência artificial NoHarm.ai. A premiação reforça o compromisso da instituição com a segurança do paciente, a inovação tecnológica e a excelência na assistência farmacêutica.

“A NoHarm.ai é um sistema de apoio à decisão clínica que atua diretamente na rotina do farmacêutico clínico, otimizando a validação de prescrições, ao identificar, de forma automatizada, potenciais erros e pacientes em estado mais crítico. Essa interação permite que a equipe farmacêutica concentre seus esforços nos casos que mais exigem atenção, contribuindo para o aumento da qualidade assistencial e para a redução de riscos”, explicou a gerente de Farmácia do Hospital Dr. Jayme, Nicole Moreira.

O sistema, que é 100% gratuito para o Sistema Único de Saúde (SUS) e operado por meio de contrato por assinatura, foi oficialmente integrado ao Hospital Dr. Jayme em abril de 2024. Desde então, passou por uma série de etapas fundamentais — incluindo integração ao sistema hospitalar, capacitação dos profissionais e implantação operacional, que se consolidou em agosto de 2024.

A farmácia clínica do hospital, já tradicionalmente reconhecida pela qualidade e pelo protagonismo na assistência multiprofissional, vem evoluindo constantemente com o uso da ferramenta. Para a gerente da Farmácia, a adoção do NoHarm.ai fortaleceu ainda mais o cuidado centrado no paciente. “A ferramenta permitiu expandir a atuação do serviço sem comprometer a excelência conquistada ao longo dos anos”, completou Nicole Moreira.

O diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva, contou que o troféu recebido simboliza mais do que um marco numérico. “Esse prêmio representa o reflexo do empenho de uma equipe comprometida com a melhoria contínua e com a missão de salvar e transformar vidas por meio da saúde pública de qualidade”, frisou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard