Força e superação: bebê recebe alta após longa internação no Himaba
O nome Bernardo, de origem germânica, significa “forte como um urso”, carregando em si força e bravura. A escolha do nome pelos pais, Cybele e Leonardo Pereira Neuber, não poderia ser mais acertada. O menino, de apenas seis meses, já enfrentou grandes batalhas pela vida e, nesta sexta-feira (19), após 114 dias de internação, finalmente pôde ir para casa junto aos pais. As equipes do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) celebraram o momento com um corredor de alta, no qual os profissionais que cuidaram de Bernardo e de sua família se emocionaram com a alegria da alta.
Durante a internação, Bernardo foi submetido a duas cirurgias cardíacas, além de outros procedimentos complexos, laparotomias e intubações, chegando ao menor peso de 4,5 kg e, atualmente, apresenta recuperação satisfatória pesando 5,2 kg, com boa evolução clínica e neurológica, já se alimentando por sucção. A mãe relata que a evolução no quadro clínico da criança é um presente de Natal adiantado para a família.
“Sair pelo corredor da alta com meu filho nos braços é a maior vitória da minha vida. É deixar para trás dias difíceis e seguir em frente com o coração cheio de alívio, gratidão e amor. É a certeza de que tudo valeu a pena. Sou muito grata a todos que cuidaram do meu filho com tanto carinho e atenção. Cada cuidado fez diferença na nossa vida”, declarou Cybele.
A diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guastil, destaca que o caso do Bernardo exigiu uma assistência altamente especializada e contínua. “Esse desfecho reforça a capacidade da rede pública de oferecer assistência pediátrica de alta complexidade, com estrutura, profissionais capacitados e foco permanente na qualidade e na humanização do cuidado”, afirmou.
O diretor-geral do Himaba, Claudio Amorim, aponta que iniciativas como o corredor de alta vão além de um fluxo assistencial ou de um indicador de gestão e representam a tradução do cuidado humanizado na prática. “Esse é um momento de reconhecer a trajetória da criança e de sua família, que fortalece o vínculo entre equipe, pacientes e familiares, além de ressignificar o trabalho dos profissionais, ao permitir que todos compartilhem a vitória da recuperação”, ressaltou Amorim.
Mensagem de esperança
Para as mães que seguem com seus bebês internados, Cybele reforça a importância da resiliência para viver esse momento. “Quero dizer aos pais e às mães que ainda estão nessa luta para não desistirem. Eu sei o quanto é difícil, o quanto cansa e o quanto dói ver um filho passando por tudo isso. Mas cada dia vencido já é uma vitória. Tenham fé, confiem no tempo de cada bebê e sigam firmes, mesmo quando o coração estiver apertado. O dia da alta chega e, quando chega, tudo o que foi vivido ganha sentido. Vocês são mais fortes do que imaginam e não estão sozinhos.”
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Daniely Borges
daniely.borges@institutoacqua.org.br