10/11/2017 13h09 - Atualizado em 10/11/2017 14h48

Fórum debate desafios da rede de atenção em saúde bucal no Espírito Santo

O I Fórum Estadual de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, que está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (10), em Vitória, coloca em debate o decrescente alcance de cobertura pelas equipes de saúde bucal na atenção primária. Outro ponto que está em discussão no encontro é a necessidade de motivar a mudança de hábitos prejudiciais, como ingestão de alimentos açucarados, para hábitos saudáveis de higiene bucal, como maior frequência e maior qualidade da escovação dentária.

Pela manhã, a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida Coelho de Souza, falou sobre a nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), aprovada em setembro deste ano e que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a referência técnica estadual da Rede Saúde Bucal, Simone Dorna, falou sobre a situação da saúde bucal no Espírito Santo.

Quem também participa do evento é a chefe do Núcleo de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Monique Padilha, que avaliou a realização do Fórum como uma conquista e resultado de muita luta dos profissionais da área de saúde bucal e da atenção primária. Para ela, este debate acontece num momento importante, devido às mudanças na PNAB e à necessidade de investir no fortalecimento da saúde bucal no Espírito Santo em face da baixa cobertura do serviço no Estado.

“Precisamos fortalecer estes espaços de discussão e encontro para definirmos nossas prioridades e identificarmos as necessidades dos 78 municípios capixabas. A atenção primária é um ponto da rede de atenção, portanto, precisamos discutir o aumento da cobertura, mas também precisamos integrar a atenção primária com a atenção especializada para construirmos, de fato, uma rede de saúde bucal eficiente no Estado”, avaliou Monique Padilha.

Para a referência técnica estadual da Atenção Primária, é preciso união dos municípios com o governo estadual e o Ministério da Saúde para que sejam construídas propostas de financiamento, otimização dos recursos e viabilidade de novos pactos interfederativos. “O I Fórum Estadual de Saúde Bucal na Atenção Primária é um marco histórico e político para saúde bucal no Estado. Um momento de construção de estratégias para o fortalecimento da saúde bucal e da atenção primária. É preciso fortalecer o acesso e a qualidade da rede de atenção à saúde da população capixaba”, comentou Monique Padilha.

O I Fórum Estadual de Saúde Bucal na Atenção Primária está sendo realizado na Faculdade Multivix, em Vitória, e vai até as 16h30, com palestras e debates. O evento reúne cirurgiões dentistas, referências técnicas da atenção primária, coordenadores de saúde bucal dos municípios, auxiliares e técnicos em saúde bucal, além de gestores municipais, Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo (CRO-ES), Sindicato dos Odontologistas do Estado do Espírito Santo (Sinodonto-ES) e faculdades de odontologia do Estado.

 

Programação

 

8h: Abertura

8h15: Mesa de Abertura

9h às 10h: A Situação da Saúde Bucal no Espírito Santo – nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB)                      

10h às 11h: A Saúde Bucal no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-ES)

11h às 11h30: Saúde Bucal na Planificação da Atenção em Saúde

12h: Intervalo para almoço

13h às 13h50: Percepção do Usuário e Melhoria na Qualidade de Vida                                                        

14h às 15h: Mesa-redonda: Urgência Odontológica na Atenção Primária à Saúde

15h às 16h: Mesa-redonda: Desafios e Potencialidades da Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde

16h30: Encerramento

 

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard