25/03/2025 10h58 - Atualizado em 27/03/2025 12h13

Fórum debate prevenção de doenças relacionadas ao uso inadequado dos recursos hídricos

O município de São José do Calçado, no sul do Espírito Santo, sediou, na última sexta-feira (21) e no sábado (22), no Parque de Exposições da Divinéia, o 4º Fórum Regional do Dia Mundial da Água. O evento reuniu autoridades, especialistas e a comunidade local para um debate sobre a preservação e a gestão dos recursos hídricos da região. O evento, organizado pela Secretaria da Saúde, por meio da Superintendência Regional Sul de Saúde, e a Prefeitura de São José do Calçado, teve como principal objetivo integrar ações de preservação, tratamento e controle da qualidade da água, com foco na prevenção de doenças relacionadas ao uso inadequado dos recursos hídricos.

O fórum contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas e apresentações sobre as melhores práticas de preservação ambiental e gestão sustentável da água. Ao longo dos dois dias, especialistas discutiram estratégias para o uso responsável dos recursos hídricos e a importância do controle adequado para garantir a qualidade da água consumida pela população, com o objetivo também de prevenir doenças. O evento marcou também a celebração do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Além das discussões técnicas, o evento contou com a participação das escolas municipais de São José do Calçado, que realizaram apresentações voltadas à conscientização, abordando a preservação da água e reforçando a importância de educar as novas gerações sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos hídricos.

A referência técnica Regional dos Programas de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (MDDA/DTHA), Renata Saldanha, ressaltou a importância do evento para a região. “A integração das ações de prevenção e controle da qualidade da água são essenciais para a saúde pública e para a prevenção de inúmeras doenças, garantindo o bem-estar da população”, disse.

O coordenador da Vigilância Sanitária de São José do Calçado, José Antônio Costa, também destacou o impacto positivo do fórum. “O evento superou minhas expectativas. Ele trouxe não apenas conhecimento técnico para os municípios da região, mas também envolveu nossos jovens, que desempenham um papel crucial na disseminação da conscientização sobre a preservação da água”, comentou.

Para o chefe de Vigilância em Saúde na Superintendência Regional de Saúde, Giovani Valory, o evento visava não apenas aumentar a conscientização sobre a preservação e o tratamento da água, mas também mobilizar a sociedade em ações concretas para melhorar a qualidade dos recursos hídricos e prevenir doenças de transmissão hídrica. “Nossa expectativa é que este fórum inspire os participantes a adotarem uma gestão pública mais eficiente e sustentável da água, promovendo o bem-estar e a saúde de nossa região”, completou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde

Greice Kelly Ferreira

greicesantos@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard