30/11/2020 09h22 - Atualizado em 30/11/2020 09h30

Fundação iNOVA Capixaba realiza treinamento de Autorização de Internação Hospitalar digital

Em atendimento ao plano de informatização dos processos de saúde determinados pela Secretaria da Saúde (Sesa), foram realizados durante este mês encontros com equipes do setor de internação hospitalar do Hospital Antônio Bezerra de Faria  (HABF), em Vila Velha, para treinamento sobre o novo método de emissão do Laudo de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). 

O Laudo AIH é o instrumento para solicitação e autorização de internação do paciente em estabelecimento de saúde com internação (públicos federais, estaduais, municipais, privados com ou sem fins lucrativos) integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Laudo contém informações de identificação do paciente, sobre a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao paciente), exame físico, exames complementares, justificativa da solicitação; dados de identificação do profissional solicitante e autorizador; diagnóstico inicial; e códigos de procedimentos de acordo com a Tabela do SUS e Classificação Internacional de Doenças (CID). 

O treinamento é fruto de parceria entre as Gerências de Faturamento da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) e do HABF para adequação dos profissionais à implementação do Cadastro Eletrônico da AIH ao sistema de Regulação da Sesa. 

Segundo a gerente de Faturamento da iNOVA Capixaba, Rosiane Miranda, houve um alinhamento considerando a mudança no processo de autorização que deixou de ser por meio manuais e passaram a ser eletrônico, por determinação da Sesa. 

"O processo de cadastramento de Laudo de AIH no sistema MV Regulação foi implantado recentemente e esse treinamento foi para alinhar o fluxo da informação entre o setor de internação e faturamento", explicou a gerente. 

A Instrução Normativa está disponível para consulta dos profissionais de saúde, publicada na Intranet da Sesa na aba "Fundação iNOVA Capixaba".

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard