27/11/2020 14h44 - Atualizado em 27/11/2020 15h15

Governador Casagrande faz entregas e visita obras em Sooretama

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta sexta-feira (27), no município de Sooretama para a entrega das obras de pavimentação e drenagem da Avenida Vista Alegre, no Centro. A agenda do governador incluiu visita a obras de construção da praça, muro de contenção, drenagem e pavimentação na Rua Sílvia Correa Gama, no distrito de Comendador Rafael. Casagrande também anunciou a transferência de recursos para o custeio do Hospital Geral de Linhares (HGL).

Com investimento de R$ 3.263.957,07, as obras da Avenida Vista Alegre beneficiam diretamente a população de toda a região. As intervenções contaram com 5.510,86 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 2.503,31 metros de drenagem, 1.125,03 metros de meio fio, passeio em concreto, tachão refletivo, além de sinalização horizontal e vertical. As melhorias foram realizadas por meio de convênio com a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“É uma obra importante, inclusiva e que qualifica esta avenida, que é uma das mais importantes do município. Realizamos uma parceria com a Prefeitura, que executou a obra e também complementou investindo na melhoria da Praça da Bíblia. A Avenida Vista Alegre conta agora com calçada cidadã para que as pessoas com deficiência possam se deslocar mais facilmente e também ciclovia. Temos outros investimentos do Estado em Sooretama, no Conjunto Habitacional, tratamento de esgoto, drenagem, pavimentação e calçamento rural. Em parceria com os municípios, vamos fazendo obras de infraestrutura necessária para melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o governador Casagrande.

Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, obras como essas mudam a vida das pessoas. “A construção de ciclovias e melhoria da iluminação causavam grandes transtornos à população. Hoje, contam com a melhoria da infraestrutura urbana”, pontuou.

Já as obras de construção da praça, muro de contenção, drenagem e pavimentação na Rua Sílvia Correa Gama, no distrito de Comendador Rafael, contam com 447,75 metros quadrados de pavimentação com blocos de concreto e 70 metros de muro de contenção. A praça terá paisagismo, iluminação, playground, mesas de concreto e bancos. Ao todo, os investimentos no distrito chegam a R$ 498.932,86.

“As obras irão contribuir para o embelezamento e complementação urbanística da cidade, com grande alcance social, contribuindo para melhor qualidade de vida e redução dos níveis de violência”, ressaltou o secretário Marcus Vicente.

O município de Sooretama já recebeu mais de R$ 2 milhões em obras de infraestrutura no Residencial Alegre, que contemplaram a construção de uma estação de tratamento de água, estação de tratamento de esgoto e a pavimentação da via de acesso. O Residencial Alegre está dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.

Mais recursos para Saúde

Durante a agenda oficial no município, o governador Renato Casagrande, acompanhado da subsecretária de Estado da Assistência em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva, anunciou o repasse de R$ 14 milhões ao Município de Linhares para o custeio do Hospital Geral de Linhares (HGL). O repasse autorizando a transferência de recursos foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

“Enquanto o hospital não é estadualizado, vamos ajudando com o custeio para melhorar o atendimento à população. Durante a pandemia também criamos leitos de enfermagem e de UTI para reforçar a estrutura de atendimento”, comentou o governador, fazendo referência ao processo de estadualização da unidade, que passará a ser administrada pela Fundação Inova Capixaba.

De acordo com a subsecretária Quelen Tanize, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem realizado investimentos em obras no hospital para fortalecer o serviço de saúde de maneira regional. “Quando investimos nessa região, evitamos que usuários precisem se deslocar para a Grande Vitória em busca de serviços. O HGL é um hospital muito importante para a cidade, os benefícios com a oferta e acesso a níveis mais complexos de saúde de forma regionalizada, adequados e integrais ao cidadão, contribui para a otimização dos recursos alocados em saúde”, disse.

O município de Linhares é referência em urgência e emergência, em atenção materno-infantil de risco habitual, em cirurgia cardiovascular, trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia, consultas especializadas, dentre outros. Os leitos de terapia intensiva neonatal e adultos estão concentrados no HGL e no Hospital Rio Doce (entidade filantrópica).

Outros investimentos

O Hospital Geral de Linhares está recebendo mais investimentos do Governo do Estado. São mais R$ 4.349.891,70 para adequação da UTI Neonatal para UTI Adulto com 10 leitos, sendo um leito de isolamento. Além disso, o hospital recebe os serviços de adequação do centro obstétrico para unidade de isolamento individual, com estimativa de 10 leitos, adequação do 1º pavimento, com adaptação de clínica cirúrgica com 4 enfermarias em 11 leitos de CTI em coorte; adaptação de clínica cirúrgica com 9 apartamentos em 09 leitos de CTI isolamento; adaptação de clínica médica em 20 leitos de internação, sendo 04 em isolamento individual; e adequação para sala de estabilização.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães