08/05/2023 10h56 - Atualizado em 08/05/2023 11h16

Governo do Espírito Santo anuncia construção de duas unidades de saúde em Pinheiros

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pinheiros

Os serviços de saúde de Pinheiros, no norte capixaba, darão um salto em qualidade e capacidade de atendimento à população local, a partir dos investimentos que foram anunciados no último sábado (06). Com recursos destinados pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), o município passará a contar com duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e novos equipamentos hospitalares.

Além disso, a Prefeitura de Pinheiros inaugurou uma base própria para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e também a primeira etapa da reforma do Hospital Municipal de Pinheiros. Durante o evento, a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, agradeceu a parceria com o poder municipal nas entregas anunciadas no sábado (06) e nos últimos meses.

"Estamos empenhados em continuar trazendo investimentos para o norte capixaba, incluindo melhorias em estradas e o fortalecimento da agricultura, da educação e da saúde. Somente aqui em Pinheiros, o Governo investe atualmente mais de R$ 130 milhões em projetos já em execução ou que vão começar em breve, incluindo obras em parceria com o município”, afirmou a secretária Maria Emanuela Alves Pedroso.

Ela destacou também os recursos destinados ao Complexo de Saúde do Norte, em construção no município de São Mateus, que vai reunir diversos serviços de saúde, além de um hospital geral.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, assinou as ordens de serviço para a construção das unidades de saúde dos bairros Domiciano e Vila Nova, com investimentos que passam de R$ 2,4 milhões. “Com esse anúncio, o Governo do Espírito Santo está priorizando as melhorias no primeiro acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Uma UBS eficiente evita a lotação de hospitais e proporciona a saúde preventiva ao cidadão”, declarou.

Ele destacou os esforços do Governo do Estado para fortalecer os serviços da atenção primária no Espírito Santo. “O governador Renato Casagrande anunciou, em dezembro passado, a construção não apenas dessas duas unidades, mas de um total de 111 unidades básicas em todo o Espírito Santo, sendo que 34 delas estarão na região norte”, disse Miguel Duarte.

O prefeito Arnóbio Pinheiro Silva ressaltou o compromisso assumido pelo Governo em levar recursos para o desenvolvimento do município. "Temos muito a agradecer ao Governo do Estado pela parceria em tantas melhorias que estamos proporcionando à população, porque não podemos trabalhar sozinhos. É preciso unir forças para devolver aos cidadãos os seus direitos, como o acesso à saúde, e é por isso que o município investe atualmente quase um terço da sua arrecadação nessa área”, afirmou.

A autorização para construir as duas unidades de saúde faz parte do Plano Decenal da APS (Plano SUS APS +10), que foi estabelecido pelo Decreto Nº 5.010-R e prevê, entre outras diretrizes, a garantia da universalidade do cuidado e da cobertura plena da estratégia da saúde da família no Espírito Santo.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
claudia.feliz@seg.es.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard