31/05/2024 07h00 - Atualizado em 03/06/2024 12h57

Governo do Estado anuncia ampliação do Hospital Estadual Dr. Dório Silva

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizará a ampliação do Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra. A iniciativa inclui a construção de um novo Centro Cirúrgico, uma Central de Material Esterilizado (CME) e uma Unidade de Internação para Clínica Cirúrgica, utilizando um sistema construtivo industrializado para garantir a rápida execução das obras. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em vídeo divulgado em suas redes sociais no último dia 21.

Os três novos setores serão implantados em um bloco existente no hospital, que será completamente reformado e ampliado. A obra contará com um investimento total de R$ 26,3 milhões e um prazo de execução de 14 meses, a partir da assinatura do contrato.

“Essa ampliação visa atender às crescentes demandas por cirurgias especializadas e melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde ofertados à população da região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

O projeto totaliza uma área de 2.568,44 metros quadrados, distribuída em dois pavimentos. O pavimento térreo abrigará a Unidade de Internação para Clínica Cirúrgica, com capacidade para 59 leitos, distribuídos em 14 enfermarias de quatro leitos cada, além de três quartos de isolamento com antecâmara e banheiro exclusivo.

Esse pavimento incluirá também dois postos de enfermagem, uma sala de estar com copa e sanitários acessíveis para acompanhantes e familiares, além de áreas de repouso e vestiários para a equipe assistencial. No pavimento superior, serão localizados o Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado.

O Centro Cirúrgico contará com seis salas cirúrgicas de grande porte, uma área de recuperação pós-anestésica com oito leitos e uma área de preparo com vestiários para pacientes eletivos com capacidade para sete leitos. Haverá também áreas de acolhimento e recebimento de familiares, postos de enfermagem, uma farmácia satélite e outras instalações de apoio.

A Central de Material Esterilizado será composta por setores de recepção, descontaminação, separação, preparo e esterilização de materiais, além de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados. A área administrativa e demais ambientes de apoio completarão a unidade.

Além da construção, o escopo da obra inclui o fornecimento e a instalação de equipamentos essenciais, como focos cirúrgicos, estativas, autoclaves e termodesinfectoras.

O projeto segue as normas vigentes, incluindo a RDC nº 50/2002, que trata do planejamento e da avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde, e a RDC nº 15/2021, que estabelece requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde.

A contratação será feita por meio da licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) da Lei Federal nº 12.462/2011, utilizando o critério de julgamento do menor preço e o regime de execução integrada.

A gestão da prestação de serviços em saúde do Hospital Estadual Dr. Dório Silva é feita pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba desde o dia 14 de janeiro de 2024.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo