27/06/2024 16h07 - Atualizado em 27/06/2024 17h22

Governo do Estado inaugura o SERDIA em Ibiraçu

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta quinta-feira (27), em Ibiraçu, na microrregião Rio Doce, para a inauguração da Praça Aristides Arminio Guaraná, na Sede do município, e do Serviço Especializado em Reabilitação Intelectual e Transtornos do Espectro Autista – SERDIA. Durante a agenda, Casagrande também visitou obras em andamento, como a construção de casas populares e a construção de quadra na EMEIEF Maria Lucas Gomes.

“Ibiraçu tem o nosso carinho e nunca recebeu tantos investimentos do Governo do Estado como agora. Entregamos a Praça Aristides Guaraná, que ficou linda e também autorizamos a manutenção das vias estaduais que passam pela cidade. Conhecemos ainda a instituição Amigos da Justiça e inauguramos o serviço para pessoas com deficiência intelectual e transtorno de espectro autista. É muito bom ver que quando nos unimos em prol de um bem comum, conquistamos resultados importantíssimos”, afirmou o governador.

A praça foi totalmente remodelada, recebendo um piso, paisagismo e equipamentos de lazer, que vão beneficiar cerca de 12 mil moradores. A Praça Aristides Arminio Guaraná conta com 588 metros quadrados de pavimentação, dois abrigos de ônibus em estrutura metálica, 81 metros quadrados de canteiros com grama e paisagismo, um pergolado, 14 postes de iluminação, 11 bancos de concreto e a reforma do monumento existente na praça.

Além de esportes, o espaço é utilizado para a prática de caminhadas, aulas de ginástica para a terceira idade e o lazer em geral, podendo ainda abrigar eventos diversos, como apresentações culturais e festas. “A praça é considerada um dos cartões postais da cidade eminentemente turística, onde é muito utilizada para eventos, feiras comunitárias, shows, cultos e outros”, comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

SERDIA

Também foi inaugurado o Serviço Especializado em Reabilitação Intelectual e Transtornos do Espectro Autista. Este é o primeiro SERDIA do Estado cuja adesão ocorreu de forma pactuada entre dois municípios, os municípios de Ibiraçu e Fundão. Até o final de 2025, o Governo do Estado pretende investir aproximadamente R$ 14,6 milhões na política de cofinanciamento do SERDIA.

Atualmente, 41 municípios capixabas já aderiram à política, dos quais 22 já estão habilitados e receberam o recurso estadual, somando até o momento pouco mais de R$1,2 milhão de investimento nos serviços. Dos 22 municípios habilitados, 17 já iniciaram os atendimentos.

A política de cofinanciamento do SERDIA foi implementada pela Secretaria da Saúde (Sesa), em dezembro de 2022, por meio da Portaria Nº 159-R, e visa ampliar a assistência, territorializar o atendimento, reduzir obstáculos, promover o acesso e humanizar a atenção à saúde das pessoas com deficiência.

Em Ibiraçu, o serviço é habilitado como SERDIA Tipo II. Os atendimentos serão realizados no Centro de Atendimento à Neurodiversidade (CEMAE), instituição escolhida pelos dois municípios para sediar o serviço. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas por mês, sendo 50 destinadas aos munícipes de Fundão e 50 vagas para os munícipes de Ibiraçu.

Além do SERDIA Ibiraçu/Fundão, o serviço está presente também em Montanha, Pedro Canário, Mucurici, Iúna, São Gabriel da Palha, Baixo Guandu, Muqui, Venda Nova do Imigrante, Anchieta, Brejetuba, Conceição do Castelo, Piúma, Barra de São Francisco, Jerônimo Monteiro e Afonso Cláudio.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard